Fotos: TERRAL
Casagrande frisou que o PSB tem um histórico de alianças amplas no Espírito Santo
Representantes de vários partidos aproveitaram o congresso estadual do PSB-ES, realizado domingo (27), em Vitória, para declarar apoio à reeleição do governador Renato Casagrande nas eleições de outubro próximo. Mesmo satisfeito com as manifestações, o socialista afirmou que só vai anunciar a sua decisão em maio ou junho.
Fizeram uso da palavra, entre outros, os deputados estaduais Vandinho Leite (PSDB) e Fabrício Gandini (Cidadania); o secretário estadual Fabrício Machado (PV), o ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), e Weverson Meireles (PDT). Marcos Delmaestro (PP) e assessores da senadora Rose de Freitas, do MDB, e do Podemos também participaram do encontro.
O evento foi marcado por manifestações de oradores e plateia para que o governador Renato Casagrande dispute a reeleição. O pedido foi endossado por prefeitos, deputados, vereadores e representantes de partidos, além de a militância socialista – e seus movimentos. O presidente reeleito do PSB-ES, Alberto Gavini, reforçou o pleito e ressaltou que Casagrande é um dos governadores mais bem avaliados do País.
Incentivado a assumir a pré-candidatura à reeleição, Renato Casagrande disse que vai anunciar a sua decisão em maio ou junho. “O momento é de governar”, destacou. Sobre as eleições de outubro, garantiu que o grupo que lidera terá candidato e que todos irão proteger o projeto em curso e a cultura da paz.
O governador frisou que o PT e o PDT são aliados naturais e que o PSB tem um histórico de alianças amplas no Espírito Santo. Ele enfatizou que o momento exige identificação do político com o partido, espaço importante para o debate e o contraditório. “Sempre valorizei essa questão. Tanto que todos os mandatos que exerci foram pelo PSB”, pontuou.
Durante o congresso, várias lideranças assinaram a ficha de filiação ao PSB e pretendem concorrer à assembleia legislativa e à câmara dos deputados em outubro próximo. Destaque para os deputados estaduais Luciano Machado e Janete Sá, que deixaram o PV e PMN, respectivamente.
Tarcísio Bobbio e Francisco Bittencourt (Chiquinho Jaó), lideranças do PSB de Sooretama, com o governador Casagrande e a vice Jacqueline Moraes