Fotos: Arquivo do TERRAL
Felipe Rigoni (E) com o governador Renato Casagrande
O linharense Felipe Rigoni (União Brasil) assume a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos nesta terça-feira (31/1), às 10 horas, no Palácio Anchieta, após exercer o cargo de deputado federal de 2019 até o mês em curso. Ao confirmar a presença de Rigoni na gestão, o governador Renato Casagrande disse:
“Trabalhamos para que o Espírito Santo seja cada vez mais protagonista em políticas públicas de sustentabilidade e que continue modernizando sua legislação ambiental”. O governador vai aproveitar a cerimônia de transmissão de cargo para anunciar novos investimentos na área ambiental e para prestar contas da Seama no quadriênio 2019-2022.
O convite para Felipe Rigoni integrar o governo do ES era considerado certo desde o fim das eleições, com a confirmação da vitória de Casagrande. Nos bastidores, o comentário é de que ele comandaria a Secretaria da Ciência e Tecnologia ou outro órgão com esse perfil. “O desafio do Meio Ambiente é muito grande e considero ser a pauta mais importante do país”, afirma.
Mesmo com propostas da iniciativa privada e de outros estados, Rigoni optou pela permanência no Espírito Santo. O linharense possui sólida formação acadêmica, com mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e participou das discussões sobre o Meio Ambiente na câmara, aprovando projetos e contribuindo na fiscalização da gestão do setor.
Felipe Rigoni também deu importante apoio a Casagrande no segundo turno das eleições do ano passado, contribuindo para neutralizar o crescimento de Manato (PL). Ele obteve 63.362 votos e foi o sétimo mais votado dentre os candidatos a deputado federal. Só não ficou com uma das 10 vagas porque o seu partido não alcançou o quociente eleitoral.
Ele teve ainda um mandato bem avaliado e que apresentou muitos resultados positivos, a ponto de receber vários prêmios. Rigoni não venceu a eleição, mas o seu partido, o União Brasil, elegeu dois deputados estaduais no Espírito Santo: Dr. Bruno Resende e Denninho Silva, parlamentares que farão parte da base aliada do governador.
Rigoni com o vice-governador Ricardo Ferraço