Divulgação
O festival será realizado neste sábado (23) no bairro Araçá
Linhares vai sediar o Festival Paralímpico Brasileiro neste sábado (23), das 8h às 12h, na quadra da faculdade Anhanguera, no bairro Araçá. O evento reunirá mais de 200 alunos de 7 a 17 anos nas modalidades bocha, atletismo, voleibol sentado e basquete de cadeira de rodas.
O objetivo de proporcionar a crianças com e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o Movimento Paralímpico pelo território nacional e proporcionar a inclusão social por meio do esporte.
O festival ocorre neste mês por conta da conscientização ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência.
Esse número representa 8,9% da população brasileira a partir de dois anos de idade. Apesar do alto número, ainda há muitas dificuldades de inclusão de PCD’s no esporte.
O diretor da faculdade Anhanguera, Roberson Fonte, acredita que a inclusão é fundamental para que as pessoas consigam conquistar seu espaço na sociedade. Ele explica que a oportunidade de sediar o festival faz jus a um dos compromissos da instituição.
“É um prazer contribuir com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Temos o compromisso de exaltar os pilares da inclusão em nossas unidades, sendo o festival uma oportunidade de reforçar a importância da diversidade em nossa instituição e na sociedade”, disse.
A realização é do Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio da Associação do Paradesporto 027, com o apoio da Secretaria de Educação de Linhares e da faculdade Anhanguera. Cerca de 80% do público-alvo é formado por pessoas com deficiência, seja física, surdez, visual, intelectual ou Transtorno do Espectro Autista, e outros 20% sem deficiência.
A secretária de Educação Maria da Penha Valani Giuriato convida todos os pais e responsáveis a abraçarem o evento, que valoriza a acessibilidade e permite revelar talentos.
Mais informações sobre o festival podem ser obtidas com a coordenadora de logística, Núcleo Linhares, Patrícia dos Santos Giuberti (fone 27 99946 9525), e com a coordenadora técnica Kelley Bonicenha (fone 27 99833 2772).