O novo Mapa de Risco para Covid-19 no Espírito Santo foi apresentado na tarde de sexta-feira (27) pelo governador Renato Casagrande. Linhares e outros 34 municípios foram classificados como risco moderado para o novo coronavírus. As medidas passam a valer a partir de segunda-feira (30).
Nas cidades classificadas como Risco Moderado – caso de Linhares - bares e restaurantes devem encerrar as atividades às 22 horas de segunda a sábado e após as 16 horas no domingo; e os eventos corporativos passam a ser limitados a 300 participantes numa área mínima de 1.500 metros quadrados.
A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.
Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.
O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde, Instituto Jones dos Santos Neves. Universidade Federal do Espírito Santo e Instituto Federal do Espírito Santo.
As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos. A nova configuração do risco moderado mantém boa parte das regras do risco leve e altera atividades que têm apresentado menos controle na disseminação do novo coronavírus.
PML
Linhares e outros 34 municípios foram classificados como risco moderado