O empresário Mauro Freitas Quintão utilizou a Tribuna Popular da Assembleia Legislativa no dia 4 de novembro para falar sobre a importância da hotelaria hospitalar certificada.
Ele preside a Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Espírito Santo, entidade fundada em 2015 que tem como objetivo aglutinar profissionais do setor e promover aperfeiçoamento científico de forma rotineira.
De acordo com Mauro, o ramo envolve aproximadamente 18 contratos, como higienização, limpeza, esterilização e lavanderia, e todos devem respeitar as regras e especificidades do ambiente hospitalar.
O ramo também se diferencia por requerer elevado nível de especialização. Mauro Quintão foi indicado à Tribuna pelo deputado Torino Marques (PSL). "O deputado Torino assumiu a bandeira do Hoteleiro Hospitalar no Espírito Santo e a categoria faz questão de agradecê-lo por isso", afirma Mauro.
Dia do Hoteleiro é comemorado em 9 de novembro
O Dia do Hoteleiro é comemorado em 9 de novembro. A data homenageia a classe de trabalhadores que tem a função de proporcionar bons serviços para os hóspedes, agindo com profissionalismo.
No Espírito Santo, a iniciativa de criar a lei que regulamenta o Dia Estadual do Hoteleiro Hospitalar partiu da então deputada estadual Luzia Toledo (MDB). O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado no dia 3 de julho de 2017 pelo governador Paulo César Hartung Gomes.
Em Linhares, a autoria de projeto que institui o Dia do Hoteleiro Hospitalar no calendário oficial do município é do vereador e médico Carlos Almeida Filho (PDT). A matéria foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Guerino Luiz Zanon (MDB) em 28 de dezembro de 2017.
A lei considera hoteleiro hospitalar aquele que cuida da higienização, limpeza, desinfecção, lavanderia, enxoval, rouparia, segurança, logística e outros serviços que não sejam a atividade fim de uma entidade hospitalar.
Fotos: divulgação
Mauro Freitas Quintão
Torino Marques
Luzia Toledo
Carlos Almeida Filho