A Prefeitura de Linhares criou em 1989 o Micarense, o primeiro carnaval fora de época de expressão realizado no Espírito Santo. O evento atraiu milhares de pessoas e levou várias cidades a copiar a ideia, inclusive Vitória, que passou a promover o Vital.
A festa foi inspirada nas micaretas realizadas no Nordeste. Daí o nome Micarense, a micareta linharense. O evento fez muito sucesso na gestão do prefeito Luiz Durão (1989 a 1992) e durante o mandato de José Carlos Elias (1993 a 1996). Depois perdeu força – até acabar.
Para Luiz Durão, em períodos sem pandemia Linhares tem condições de promover duas grandes festas por ano, sendo uma gospel, voltada para o meio evangélico, e outra no Pontal do Ipiranga, que possui estrutura para comportar evento tão importante.
Durante a sua existência, o Micarense serviu para movimentar a economia de Linhares e divulgar as suas potencialidades. As competições realizadas na Lagoa Juparanã e nas praias mostravam os atrativos do município. O artesanato e as artes plásticas também ficavam em evidência. E todos saíam ganhando.
Linhares NET / Facebook
O evento fez muito sucesso de 1989 a 1996
Nestor Muller / Jornal A Gazeta
O Micarense atraía milhares de pessoas
Diretor Daniel Porto
Jornalista Responsável Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES
Assessoria Jurídica Dra. Alciene Maria Rosa
Edição do Impresso D. Porto Editora - ME
Desenvolvimento Saulo Porto
Gestor de Conteúdo Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES
Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES
(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br