Por Itamar Gurgel
Fotos: Cleiton Thiele
A avenida das Hortências com seus arcos
As comemorações da 38ª edição do Natal Luz de Gramado tiveram inicio em 26 de outubro e seguem até 21 de janeiro. “Só Gramado inicia a programação de Natal em outubro e termina em janeiro, podem ter certeza”, afirma a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk. As atrações seguem até 14 de janeiro, mas a cidade ficará decorada até o dia 21.
Entre os espetáculos gratuitos oferecidos em Gramado estão a Parada de Natal, Vila de Natal, os shows da Rua Coberta e as apresentações que reúnem milhares de pessoas no centro da cidade. Para aqueles que procuram assistir grandes espetáculos, o Natal Luz conta com atrações dignas de produções internacionais.
Três mil profissionais trabalham de forma direta nos eventos, ao lado de mais de mil artistas. “Eles movimentam a cultura e mexem com a emoção das pessoas”, ressalta Rosa Helena. Os espetáculos têm nova direção, figurinos e carros alegóricos, tudo para potencializar o nível artístico e técnico de cada produção.
Destaque para o Show do Lago, que acontece às quartas e sábados no Lago do Serra Park; a Fantástica Fábrica de Natal, realizada às terças e sextas no Expogramado; o Grande Desfile de Natal, que é exibido às quintas e domingos também no Expogramado, e o Light of Christmas, o concerto-show que é uma das novidades do Natal Luz deste ano.
Rosa Helena Pereira Volk, presidente da Gramadotur
A orquestra na solenidade de abertura
O prefeito Nestor Tisoot com a esposa, o papai Noel, Rosa Helena e o secretário de Turismo Luia Barbacov
‘Turismo deve ser prioridade’, diz prefeito de Gramado
Fotos: Adilson Luiz Costa
O jornalista Daniel Porto (D) com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot
No Natal passado, em entrevista ao TERRAL, o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot (PP), disse que o turismo deve ser sempre uma prioridade para os gestores municipais, estaduais e na esfera federal. Ele afirmou que o município que administra “conspira para que os moradores e turistas desfrutem de momentos de puro aconchego e prazer”.
Nestor Tissot ressaltou que Gramado esbanja riquezas naturais: “Encanta, emociona e faz emergir sensações indescritíveis”. Falando sobre o Espírito Santo, frisou que esteve em Nova Venécia, Vitória e Colatina, e carrega boas impressões desses lugares. Para o prefeito, o estado tem condições de realizar ótimas ações voltadas para o turismo, pois tem potencial.
O prefeito faz o possível para fortalecer Gramado, que está localizado a 116 km da capital gaúcha, Porto Alegre, e tem acesso facilitado por meio das rodovias RS 115 e RS 235. A malha viária é de qualidade e garante o fluxo de pessoas e produtos. A proximidade da região metropolitana traz uma série de vantagens, além da mobilidade terrestre, aérea e ferroviária.
A vocação de Gramado desde o início do século 20 tem sido o turismo, apoiado nas inúmeras belezas naturais e na criação de eventos, entre eles um dos mais conhecidos do Brasil, o Natal Luz. A indústria começou a se destacar no início dos anos 1950, com a atividade moveleira, criando um estilo próprio de móveis residenciais que foi levado para todo o país.
Os seus produtos, diferenciados em estilo e design, conquistaram o mercado nacional: o selo de origem 'Gramado' representa qualidade, charme e bom gosto. No município prevalecem a alegria e a emoção. E dentre os maiores atrativos da cidade destacam-se os seus eventos.
A Rua Torta é uma das atrações de Gramado