Divulgação
Em pé, da esq. p a dir.: Nilo, Lulinha, Chiquinho, Laedes, Miranda e Cláudio; agachados: Valdecir, Samuel Batista, Silvino, Orlando e Santana
O América de Linhares montou um bom time em 1980 para disputar o campeonato capixaba da primeira divisão, mas não conseguiu repetir o sucesso do ano anterior. O time base era formado por Cláudio; Chiquinho, Laedes, Miranda e Nilo; Lulinha, Samuel Batista e Silvino; Valdecir, Orlando e Santana.
Uma das vitórias expressivas do América naquele campeonato foi contra a excelente equipe do Vitória, com gol do lateral direito Chiquinho, aos 40 minutos do segundo tempo. O goleiro do Vitória era Paulo Victor, que depois se destacou no Fluminense e vestiu a camisa da Seleção Brasileira, participando do grupo que disputou a Copa do Mundo de 1986 como reserva de Carlos.
Em 1979 o América fez ótima campanha e chegou a disputar o quadrangular final – contra a Desportiva (campeã), Rio Branco e Vitória. O time-base era: Lumumba; Júlio César, Edalmo, Miranda e Caju; Baiano, Kiko e Naldo; Valdecir, João Francisco e Touchê. Técnico: Moacir Bueno.