O conjunto Os Inquietos marcou época em Linhares. A ideia de criá-lo foi do guitarrista Jorge Orrevan Vaccari, em junho de 1966, estimulado por grupos como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, The Beatles e outros. A cidade carecia de jovens que fizessem música ao vivo para alegrar as noites que o Clube Juparanã – depois Guararema - oferecia.
No livro Súmulas de Algumas Obras de Autores Brasileiros, da escritora Antonieta Banhos Fernandes, lançado em 1994 pela Editora Porto, Jorge conta que, para fundar o grupo, se uniu ao irmão Joel e aos amigos Joanilson Piantavinha, Sebastião Coelho, Francisco de Assis Daher Pirola e José Emílio Casotti. O empresário era Jacy Roque Pratti.
Jorge Vaccari fez questão de escolher nome brasileiro – e não estrangeiro, como era comum na época. A partir daí, muitas apresentações foram executadas pelo grupo, alegrando moradores de cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. “O público sempre foi fiel. Muita gente se conheceu, namorou, se formou, aniversariou, debutou e se casou ao som de Os Inquietos”, disse.
De acordo com Jorge, várias propostas interessantes surgiram para o conjunto, mas foram recusadas devido o trabalho de cada um. Depois de anos, ele resolveu parar de tocar e o baterista Babi se transferiu para Vitória. O grupo continuou com os integrantes Zé Elpídio, Wallace e China e passou a convidar outros músicos para as apresentações.
Esse procedimento fez com que Os Inquietos fosse considerado uma verdadeira “casa de músicos”, levando muitos a participarem da banda, em diferentes períodos. Além disso, outros músicos também eram contratados para tocar em eventos específicos – como o Carnaval.
O saxofonista Francisco Pirola destaca que a atuação do conjunto perdurou por mais de 30 anos, embalando os sonhos e a diversão de várias gerações. “O prefixo do grupo, que se tornou marcante, era ‘A casa do sol nascente’, sucesso da banda The Animals. Com o passar dos anos, várias gerações nascentes de músicos linharenses fizeram parte da banda”, finaliza.
Fotos: Divulgação
Primeira formação, em 1966. Da esq. para a dir.: Jacy Roque Pratti (empresário), Francisco Pirola (sax), Joel Vaccari (bongô),
Joanilson Piantavinha (bateria), José Emílio Casotti (maracas), Sebastião Coelho (guitarra base) e Jorge Vaccari (guitarra base e solo)
Os Inquietos no Guararema. Atrás, Gilson na bateria, Zé Elpídio no baixo e Wallace na Guitarra; na frente, Jorge Vaccari na guitarra,
Joel (empresário), Pirola no sax e China no teclado. Perto de China, Babi aguardando seu momento de tocar