O guarda civil municipal José Maria Furtado ama o que faz. Ele ingressou nos quadros da Prefeitura de Linhares em 6 de junho de 2001, após ser aprovado em concurso. Mas a atuação na área de segurança começou antes. Foi guarda mirim no período 1989-1992 e por 25 anos prestou trabalho voluntário como comissário.
Furtado nasceu no dia 1 de abril de 1972, em Barra de São Francisco, e quando tinha 1 ano a família mudou para a região do Canivete, hoje bairro Santa Cruz, em Linhares. É casado com a professora Juliana Carrara Grazziotti Furtado e tem três filhas: Nayara, Ester e Alice.
Fez vários cursos, inclusive em outros estados, como Rio Grande do Sul e São Paulo. É operador de pistola e submetralhadora, instrutor de bastão e algema e participou de treinamentos ministrados por Christian D’Alesandro, oficial da Swat, e pelo hoje senador Marcos do Val, então diretor presidente do Cati Treinamento Policial.
José Maria atua em várias frentes com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para a categoria. Lutou em nível nacional para a regularização da guarda civil municipal, o que ocorreu em 2014, solicitou recursos a deputados estaduais, federais e senadores, viabilizando emendas para Linhares, e trabalha para servir e proteger a comunidade.
É graduado em Segurança Pública e desenvolve o Projeto Social Educacional Futuro Militar, formando mais de 100 jovens que hoje atuam na área de segurança e na iniciativa privada. O trabalho que realiza é reconhecido por diversas entidades, propiciando homenagens como as comendas que recebeu em São Paulo e Minas Gerais.
Furtado tem como prioridades a segurança, educação e saúde. “São áreas que estão interligadas. Quando desenvolvemos um projeto social, formamos cidadãos e evitamos que muitos optem pelo caminho do crime. Essa ação beneficia a população e evita que famílias sofram”, afirma.
A destacada atuação fez com que José Maria fosse convidado a participar das eleições de 2016 como candidato a vereador pelo PDT. “O convite chegou perto da disputa. Fiz a campanha em um curto período de tempo, não gastei praticamente nada e mesmo assim recebi 450 votos”, ressalta.
O bom desempenho obtido pode levar Furtado e concorrer novamente à vereança: “Tenho consciência de que, como vereador, posso contribuir muito mais para a coletividade. Encaro com entusiasmo uma possível candidatura no pleito deste ano, ou seja, sou pré-candidato”, finaliza.
Divulgação
José Maria Furtado realiza um trabalho de destaque na área de segurança