Arquivo TERRAL
Os vereadores aprovaram o orçamento na segunda-feira (9)
A Câmara de Linhares aprovou na segunda-feira (9) o orçamento do município para o exercício financeiro de 2025. A estimativa de receita é de R$ 1,1 bilhão. O projeto prevê o planejamento e a execução das finanças públicas, determinando o montante de recursos a ser empenhado e a sua aplicação em áreas, ações e programas.
A peça orçamentária recebeu duas emendas: uma destina valor para a manutenção do Centro de Especialidades Odontológicas e a outra disponibiliza recursos para a realização de exames de sangue em animais a serem castrados. As propostas apresentadas pelos vereadores Roque Chile (MDB), Therezinha Vergna e Messias Caliman (ambos do PSD) foram aprovadas pelos demais parlamentares.
Relator da Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara, o vereador Roninho Passos (Podemos) destacou que o legislativo apreciou a matéria com atenção e celeridade. Ele frisou que o orçamento é peça fundamental para o equilíbrio das contas públicas, por englobar as receitas e despesas e indicar as prioridades da gestão para a sociedade.
O orçamento estima a arrecadação tributária, de impostos e contribuições, assim como das demais receitas da administração pública. A peça prevê também as despesas com a manutenção dos serviços (custeio), os investimentos em projetos, gastos com Pessoal (folha de pagamento), auxílios (vale-transporte, alimentação e refeição) e operações especiais (dívida pública e precatórios).