Por José Cacildo Vasconcelos
Arquivo TERRAL
As pequenas e médias empresas geram no país 72% dos postos de trabalho
Os empresários de pequenas e médias empresas lutam bravamente para se manterem no mercado. Os números do Caged de 2023 mostram que 72% dos postos de trabalho são provenientes dessas empresas. Somente neste ano elas foram responsáveis pela criação de sete em cada dez empregos no país.
Os contrastes nos incentivos, principalmente os juros, carência e prazos são evidentes. Enquanto a taxa média cobrada das grandes empresas foi de 6,5%, os MEIs pagaram 38,5%, e as microempresas, 38,4%, fora os perdões de dívidas concedidos a grandes grupos.
Os que prosperam e crescem, muitas vezes são alvos de acusações infundadas, pois é mais fácil acusar do que admitir a própria ineficiência.
Empresas familiares representam um desafio ainda mais complexo de gerir, pois problemas domésticos frequentemente se misturam com os da empresa, e vice-versa, e em raras exceções os empresários conseguem separar. Além disso, os colaboradores observam e reverberam em suas próprias casas, círculos sociais e até mesmo com os concorrentes.
A contratação de consultores em suas diferentes áreas e uma liderança diferenciada, agregadora e eficiente desses empresários para pleitearem menos desigualdade de juros e prazos teriam um poder enorme para combater essa disparidade e fortalecer o poder da competitividade com planejamento estratégico nas diversas áreas.
Aos pequenos e médios empresários, meu respeito por serem a força motriz do maior programa social que existe: o emprego.
José Cacildo Vasconcelos
Consultor Empresarial
Instagram: @cacildoconsultor