Joaquim Gonçalves de Oliveira, o palhaço Risadinha, nasceu no dia 26 de dezembro de 1960 em Tambaú, São Paulo. Filho de trabalhadores rurais, ajudava os pais na lavoura e na ordenha de vacas, mas não era isso que queria. Desde criança sonhava em ser mocinho nos filmes de faroeste.
Na escola tinha o apelido de baixinho por ser o menor da turma, mas não se importava e era o mais brincalhão. Costumava transmitir alegria. E enquanto divertia a turma, pensava: “Um dia vou conseguir ser o mocinho nos filmes de cinema”.
Em 1974, com 14 anos, passou a morar em cidades maiores, até chegar a Porto Ferreira. No lugar, recebeu o apelido de Risadinha, em virtude das gargalhadas que dava. Matriculou-se na escola Djalma Forjaz e, incentivado pela professora de Português, Maria Inês, ingressou no grupo de teatro da escola.
No grupo, Risadinha participou de várias peças e conquistou prêmios. Anos mais tarde o grupo foi desfeito e ele começou a se apresentar sozinho.
Na década de 1980, aos 23 anos, mudou para Linhares e deu sequência à carreira artística, se destacando no município e região. Apresenta-se em variados locais e eventos e já protagonizou campanhas antidrogas e contra o bullying, mostrando como práticas erradas fazem mal às crianças e adultos.
Os bons projetos e ações fizeram com que o palhaço Risadinha fosse agraciado com o título de Cidadão Linharense e recebesse inúmeros elogios, firmando o seu nome na história de Linhares.
Daniel Porto – TERRAL
O palhaço Risadinha se destaca em Linhares desde a década de 1980