Arquivo TERRAL
Linhares vai eleger prefeito, vice e 17 vereadores em outubro
A coluna Na Fonte, publicada no Jornal Terral, no YouTube, destaca que existe ou já existiu vínculo entre as lideranças que pretendem disputar as eleições de outubro em Linhares. Por essa razão, pede aos eleitores para que sejam prudentes na hora de escolherem os seus candidatos. “Não adianta discutir ou criar atrito com outras pessoas”, afirma o jornalista Daniel Porto.
Os quatro pré-candidatos a prefeito ventilados até aqui já estiveram próximos em algum momento na política, assim como quase todos os seus apoiadores. “A diferença entre Bruno Maianelli [Republicanos], José Carlos Elias [PT], Lucas Scaramussa [Podemos] e Maurinho Rossoni [PL] é mais de estilo, e não ideológica”, frisa Daniel.
Para o jornalista, a postura radical de um eleitor ou apoiador só se justifica se ele tiver problema com determinada liderança ou em caso de algum interesse de ordem pessoal ou profissional no legislativo ou executivo, pois as alianças e separações entre os políticos levam em conta as circunstâncias, e não questões ideológicas.
Daniel pontua que, em Linhares, o adversário político de hoje era aliado até recentemente e pode estar junto novamente em breve. “Normalmente é o que ocorre. Por isso, peço aos eleitores para que evitem brigas desnecessárias”, enfatiza.
O jornalista defende a ideia de que apenas um grupo político administra Linhares desde a nomeação do primeiro prefeito, o médico Roberto Calmon, em 1944. “A realidade é essa; o resto é narrativa”, provoca. Cita ainda a dificuldade do ser humano de conciliar o discurso e a prática, desafio tratado com profundidade pelo filósofo italiano Antonio Gramsci.
E diz que a abordagem raivosa de um ou outro político remete ao escritor russo Liev Tolstói, que bem registrou: “Há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira”.
Clique aqui e acompanhe o Jornal Terral – e a coluna Na Fonte - no YouTube