Divulgação
Qualifica Degredo é uma iniciativa levantada pela ATI ASPERQD, que está sendo dialogada com a Gerência de Economia e Inovação da Fundação Renova. O objetivo é buscar junto à comunidade cursos de interesse, visando a retomada de atividade econômica e autossustentabilidade financeira.
ATI ASPERQD propõe que os cursos sejam capazes de oferecer oportunidade para quem não possui experiência e quer aprender uma nova atividade, e também para quem já tem uma habilidade e quer se aperfeiçoar.
Essas sugestões serão discutidas com a Fundação Renova, para que sejam oferecidos cursos gratuitos para a comunidade do Degredo, auxiliando na reparação dos danos causados pelo desastre da barragem de Fundão e na garantia dos seus direitos, com a contratação de mão de obra local e qualificada.
Os dados foram levantados de casa em casa pela equipe de Relacionamento com a comunidade, por meio dos mobilizadores, que são técnicos que representam o elo entre a ATI ASPERQD e os moradores.
A equipe foi escolhida entre membros integrantes dos troncos familiares quilombolas, investidos dos requisitos socioculturais da representatividade e autoafirmação enquanto membro integrante da comunidade quilombola.
Elemento fundamental para o desenvolvimento das atividades realizadas pela assessoria, o mobilizador é figura central, como intermediário entre os resultados dos trabalhos realizados pela ATI e a comunidade, além de realizar outras atividades cruciais.
Para o desenvolvimento da pesquisa, os mobilizadores receberam treinamento adequado com a equipe de Estudos e Cursos (ECursos) da ATI ASPERQD, em dois encontros remotos e três presenciais.
A formação da equipe para o levantamento de dados e o trabalho realizado em campo pelos mobilizadores visam a participação social, o protagonismo, a transparência e a continuação do processo de mobilização já iniciado nas comunidades, respeitando a particularidade do território.
Divulgação