É fato que a mente humana tem o poder de nos fazer crescer ou de nos derrubar, e que aprender a controlar os pensamentos é necessário quando se trata da temível ansiedade. Se os pensamentos forem negativos e difíceis de serem controlados, podemos ter descontrole em algumas áreas de nossas vidas, incluindo a financeira e a profissional.
É muito doloroso deixar a mente vagar pelo terreno da ansiedade que é o medo incontrolável do amanhã e o que ele trará consigo. Ter controle sobre estes pensamentos é a chave para tomar as rédeas da vida novamente.
É preciso identificar quais são os medos que estão impedindo a subida em mais um degrau na escada da vida. Dizer para esses medos que eles não são obstáculos na caminhada – e isto só é possível ser feito por nós mesmos.
Sabemos que pensar é bom, mas pensar demais é um problema. Gastamos energia demais pensando. Ler um bom livro ajuda a desacelerar o pensamento e aquieta a alma. Segundo Augusto Cury, “o mundo dos pensamentos pode se tornar uma fonte de deleite ou de terror para o ser humano”.
Se não aprendermos a gerenciar os pensamentos, seremos dominados ou até paralisados por pensamentos negativos e emoções tensas. Infelizmente, vivemos um momento em que os pensamentos inquietantes, o estresse e a ansiedade teimam em se manter no palco de nossas emoções.
Podemos até ter motivos para sorrir, mas as preocupações do cotidiano nos tornam seres altamente ansiosos, irritados e tristes.
A SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado tem níveis altos de gravidade e é caracterizada pela ansiedade, insatisfação, esquecimento, falta de concentração, inquietação, cansaço físico exagerado (acordar cansado) e problemas de origem psicossomáticos como dor de cabeça ou dor muscular.
Pessoas com SPA tendem a não se fixar no presente, estão preocupados com o amanhã e isso tira a beleza da vida e a paz interior.
Somos capazes de superarmos nossos conflitos, combatendo os pensamentos negativos, vivendo o presente, um dia de cada vez, sendo determinado, alegre e seguro, e não escravo dos conflitos.
Navegar pelas águas calmas de uma mente segura, capaz de controlar as ondas e finalmente atracar no porto seguro das emoções saudáveis.
Afinal, ser feliz não é um dom; é um treinamento de pensamentos e emoções.
Marcia Nicolini – Psicanalista. Tem como público alvo pessoas na melhor idade.
Contato: (27) 99898 9737