Arquivo TERRAL
Vânea, Ronaldo, Léia, Volney e Rosângela comemorando as Bodas de Diamante dos pais, Avelina e José Liberato, em dezembro de 2015
Domingo (28) fez quatro anos que o senhor José Liberato Segundo faleceu, aos 84 anos, após ficar 95 dias internado em um hospital de Linhares. O corpo foi velado na capela do cemitério São José, no bairro Novo Horizonte, e o sepultamento ocorreu às 16 horas de 28 de maio de 2019.
Com raízes em Córrego Moacir, que pertencia a Colatina e hoje faz parte de Governador Lindenberg, José Liberato veio com a família para Linhares na década de 1960, destacando-se no ramo de farmácia. Foi proprietário de várias e dava atenção especial aos clientes. Por essa razão, muitos se deslocavam até mesmo de localidades distantes para serem atendidos por ele.
Incentivado por lideranças e amigos, em 1976 disputou uma vaga na Câmara de Linhares pela Arena (Aliança Renovadora Nacional). Foi eleito com 673 votos e ocupou o cargo na legislatura 1977 - 1982. Voltou ao legislativo municipal em 10 de março de 2011 para ser homenageado pelo então presidente da Casa, médico José Cardia, e demais vereadores.
Casado durante 64 anos com a dedicada Avelina Piona Liberato, teve os filhos: Rosângela, Ronaldo, Léia, Arley, Volney e Vânea. A família cresceu com a chegada de netos e bisnetos. Torcia pelo Fluminense (RJ) e em Linhares pelo Industrial – chegou a ser um dos diretores do clube. Após a mudança de nome do Industrial, passou a ser sócio diamante do Linhares Esporte Clube.