Fotos: Divulgação
A sessão solene proposta pelo vereador Messias Caliman homenageou artistas que contribuem para colocar Linhares em destaque
A Câmara de Linhares promoveu no dia 4 sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Cultura, comemorada no dia 5 de outubro. A cerimônia movimentou a cidade e foi proposta pelo vereador Messias Caliman, autor do projeto sobre o tema. Messias entregou certificados a representantes da cultura em reconhecimento às relevantes contribuições que eles dão ao município.
Além de Caliman, a solenidade contou com as presenças dos vereadores Vicentini (presidente), Urbano Dávila e Therezinha Vergna, que fizeram parte da mesa ao lado de nomes ligados à área cultural: Antônio Bezerra Neto, Roberto Cordeiro Silva, Reuber Costa Nascimento, Arildo Anchieta, Claudionor Soares, Carlos Sangália e Carlos Henrique Afonso Martins.
Na abertura dos trabalhos a cantora Dinorah Porto cantou o Hino de Linhares e o jornalista Daniel Porto foi convidado para assumiu o cerimonial. Em seguida, Caliman frisou que o objetivo da sessão era comemorar o Dia Municipal de Cultura e homenagear pessoas que tanto contribuem para colocar Linhares em posição de destaque no Espírito Santo, Brasil e no exterior.
“Agradeço a cada um; é uma alegria imensa contar com a presença de todos. Vocês são pessoas especiais que abrilhantam os nossos dias com o talento que possuem e compartilham”, disse. Messias acrescentou que sempre procurou valorizar a cultura e que a sua atuação foi intensificada a partir do início de mandato parlamentar, em janeiro de 2021.
“Hoje afirmo com orgulho que sou o autor da lei que reconhece como patrimônio cultural e imaterial de Linhares os nossos grupos tradicionais de congo, jongo e folia de reis. Porém, tenho consciência de que precisamos avançar. Devemos consolidar políticas públicas que valorizem a cultura local e me coloco ao lado de vocês nessa luta”, enfatizou.
Messias destacou que vai dar continuidade às homenagens aos artistas de Linhares e reitera o convite para que todos participem das sessões em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, nos próximos anos. Ele pede desculpas aos que ainda não foram diretamente contatados e reforça o convite a todos. “Nosso município é abundante em cultura e cheio de talentos”, frisa.
Também fizeram uso da palavra na sessão os vereadores Vicentini, Urbano e Therezinha, o produtor cultural Carlos Sangália e a escritora e professora Iracema Áurea Fanttini Polese. Todos reforçaram a importância da cultura em Linhares e a contribuição de cada um para que a história, costumes e tradições do município sejam valorizados – e reconhecidos.
Em seguida, cada homenageado foi convidado a receber o seu certificado, sob aplausos das pessoas na galeria – que estava lotada -, e no fim todos se reuniram para tirar fotos. Artistas promoveram manifestações, alegrando o ambiente, e a palavra retornou para Messias Caliman, que agradeceu mais uma vez a presença de todos e encerrou a sessão.
OS HOMENAGEADOS
Adriele dos Anjos Liberato
Aguinaldo Rocha Silva
Andrea Aparecida Ferreira Anchieta
Antônio Bezerra Neto
Argentina Barbosa de Sena
Arildo Anchieta
Ayrton José dos Santos
Carlos Sangália
Catarina Ricardo Rodrigues
Claudionor Soares
Dalcenir José Porto
Daniel Porto
Dinorah Porto
Eliene Muller
Elizângela Mezarde Nunes
Felipe de Moura Silva
Gilceia Borghi Lorencini Giuriatto
Iracema Áurea Fanttini Polese
Jeferson Alexandre
João Luiz de Souza Dias
José Rodrigues Pereira
Juraci da Costa Mendonça Leite
Luciano Máximo Ferreira
Marciele Corona Arrivabene
Marli Queiroz Pirovani de Almeida
Marli Sátiro Souza (Bibil)
Mercedes Martins de Oliveira
Mestre Militão Reza Forte
Neemias Felix
Nelson Coser
Osvaldo Antônio França
Rafael Euzébio
Regina Célia Lopes
Regina Lúcia Paiva Rabello Reis
Renato Pirovani de Almeida
Reuber Costa Nascimento
Roberto Cordeiro Silva
Rubem Renato Avancini
Sandra Mara Mendes da Silva Bassani
Sidney Nunes
Soely Mara Xavier
Suza Mara de Souza Freitas
Theresinha dos Santos
Urbano Dávila
William Rodrigues dos Santos
Yara Gomes Rosa
Os vereadores Therezinha Vergna, Messias Caliman, Urbano Dávila e Vicentini durante a sessão solene