Fotos: Divulgação
Realizado na câmara, o curso reuniu servidores de Sooretama
A consultora Fernanda Gomes ministrou curso sobre liderança estratégica para servidores de Sooretama, sexta-feira (5), na câmara municipal. De acordo com Yandra Kelly Freire Ribeiro, gerente do Sebrae em Sooretama, o evento foi viabilizado por meio de uma parceria com a câmara e a prefeitura e faz parte do programa Cidade Empreendedora.
O encontro contou com a participação de secretários, subsecretários, diretores, assessores e outros servidores públicos. O vereador Tarcísio Bobbio (PSB) também marcou presença. O curso mostra que a liderança estratégica tem função chave no preparo de equipes produtivas e motivadas, por gerenciar e delegar funções.
Além disso, desenvolve metas e objetivos e mantém atenta a equipe, sendo necessário estar alinhada com a estratégia do grupo e com a cultura organizacional. Para a consultora Fernanda Gomes, um líder faz a diferença para o alcance das metas da equipe, pois pessoas inspiradas se mostram mais produtivas.
Para tanto, alguns aspectos são importantes, como a tomada de decisão, a redução da burocracia, o ambiente menos tenso, o clima organizacional e as características da liderança estratégica. O curso também destaca que existem duas categorias conhecidas de liderança tradicional.
A primeira é a gerencial, com decisões direcionadas para a resolução de casos pontuais a partir de um comportamento conservador, e a segunda é a visionária, que busca a valorização das ideias por meio da criação de novas soluções, usando como base o pensamento não linear.
A liderança estratégica trabalha a combinação das duas e procura estimular a independência da equipe nas decisões diárias. Essa liderança: enfatiza o valor e comportamento ético; possui expectativas grandes e otimistas; reconhece as ideias dadas por seus liderados; busca separar o que é relevante do que não é e antecipa situações para evitar surpresas.
Conforme o curso, o líder estratégico testa hipóteses antes de assumir projetos; busca sempre o melhor caminho para diminuir os riscos e aprende com todas as ações, principalmente aquelas não tão bem-sucedidas. Portanto, para implementar uma liderança estratégica é essencial planejar bem, já que esse recurso requer uma mudança organizacional considerável.
O Sebrae recomenda ainda a análise da atual situação e a realização de uma avaliação após as mudanças, para que os objetivos possam ser alcançados. O líder pode se respaldar nesses pilares – e por isso eles devem ser bem definidos.
Yandra Ribeiro (Sebrae), assessora de imprensa da câmara Cátia Silva, consultora Fernanda Gomes, vereador Tarcísio Bobbio e secretário municipal Francisco Bittencourt no curso em Sooretama