Marketing Empresarial, por Willer Dias.
O Marketing Digital tem sido responsável por falir vários negócios, empresas e até indústrias nos últimos tempos (a falta dele na verdade). É preciso entender de uma vez por todas que sua marca tem que estar onde o cliente está! É alarmante o número de empreendedores que fecham “as portas” em menos de um ano no mercado por não dar a devida importância ao marketing digital, e muitos nem percebem o que “os atingiram”.
Os números estão gritando, e paga caro quem os ignora. O Brasil é o país que mais está conectado nas redes sociais em toda a América Latina: cerca de 88% da população brasileira. O celular é o aparelho mais utilizado para o acesso – 98% dos entrevistados dizem utilizar o telefone móvel para navegar pela rede digital.
A enorme presença nas mídias digitais no dia a dia dos brasileiros há muito já chamou a atenção do mercado e passou a assumir um forte papel nas estratégias de marketing das empresas. Como resultado, marcas tradicionais apostam no engajamento gerado pelas redes sociais para ações, campanhas e lançamentos.
Estudo de caso – Se você tem mais de 30 anos vai lembrar: a Brinquedos Estrela tinha mais de 80% do mercado brasileiro na década de 1980 e, por ser líder, achou que não precisava se adaptar às mudanças tecnológicas. Brinquedos eletrônicos, bonecas que falavam, andavam e até choravam chegavam oriundas principalmente da china, encantando os consumidores. A prepotência de ser grande e forte levou a tão famosa marca à beira da falência na década seguinte.
É preciso se adaptar. Se o seu negócio ainda não estiver “dentro” do seu celular, corra! Corra e finque os alicerces dos âmbitos digitais o mais rápido possível, caso contrário estará deixando muitas vezes o sonho de uma vida em uma corda bamba, com uma chance esmagadora de desaparecer.
Mas, atenção: para ter resultados concretos, ou seja, prospectar clientes e o tão esperado aumento de faturamento, é necessário ter um bom planejamento, uma estratégia bem definida, criar campanhas bem elaboradas e falar “a língua” do seu público alvo.
É compreensível que seja muita coisa para quem já enfrenta o desafio de administrar o próprio negócio. Nesse caso, minha dica é: contrate um profissional competente. Tenha em mente onde está, onde pretende chegar e em quanto tempo pretende chegar lá. Ter metas bem definidas é primordial para o sucesso de uma marca. Um bom profissional de marketing lhe dará as ferramentas necessárias para facilitar essa caminhada, gastando menos e obtendo resultados mais rápidos.