De acordo com os dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o Espírito Santo é o estado com menor tempo de espera para abertura de novas empresas do Sudeste. Em agosto o tempo médio para abertura de novos negócios foi de 1 dia e 23 horas.
O levantamento mostra ainda que 5.470 empresas foram abertas no Estado entre os meses de janeiro e agosto, sendo que agosto registrou o maior número de solicitações, com 1.356 novos empreendimentos.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, a diminuição do tempo médio para a abertura de novas empresas reflete as iniciativas do Governo do Estado visando a desburocratização de processos e melhoria do ambiente de negócios.
“O Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios (Simplifica-ES) facilita e agiliza o atendimento aos empreendedores, reduzindo o tempo de abertura de novos negócios em território capixaba. Desta forma, o Estado trabalha para a desburocratização de processos”, explica Kneip.
O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional da Sedes, Paulo Menegueli, ressalta que a adesão dos municípios à plataforma do Simplifica-ES contribui para a melhoria dos resultados. “É fundamental que os municípios capixabas acessem a plataforma do Simplifica-ES”, disse.
De acordo com o presidente da Junta Comercial do Espírito Santo, Carlos Roberto Rafael, a autarquia é pioneira na questão da tecnologia e vem avançando plenamente no trabalho com inteligência artificial. “Isso tem nos trazido bons resultados no comparativo com as demais Juntas do Brasil”, destaca.
Divulgação
Secretário Marcos Kneip Navarro: “O governo do ES trabalha para a desburocratização de processos”