Tânia Rego/Agência Brasil
Presidente Lula recebe faixa presidencial de grupo que representa a diversidade da população brasileira
A D. Porto Editora, responsável pelo TERRAL (jornal e site), esteve em Brasília no domingo (1º) acompanhando a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O diretor da editora, jornalista Daniel Porto, e a assessora jurídica, Alciene Maria Rosa, também estiveram no Festival do Futuro, evento em homenagem a Lula que reuniu mais de 60 artistas de diferentes gerações e estilos musicais.
Durante a posse no Congresso Nacional, Lula discursou destacando aspectos como combate à fome, desmatamento zero, reconstrução e democracia. Depois, subiu a rampa presidencial ao lado da primeira-dama Janja Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e esposa, Lu Alckmin, e de um grupo que representa a diversidade do povo brasileiro.
Estavam no grupo, na entrega da faixa, o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigília Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora Aline Sousa. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa.
Resistência morava no acampamento de militantes do Partido dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018. Lula discursou no parlatório da sede do executivo federal para milhares de pessoais que estavam reunidas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.
Ele agradeceu os eleitores que combateram a "violência política" durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros. "Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado", afirmou.
TERRAL
Diretores do TERRAL em frente ao Palácio do Planalto, horas antes do presidente Lula subir a rampa
TERRAL
Em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) em dia histórico