Arquivo TERRAL
O Banco do Brasil gera emprego e renda para funcionários e fomenta negócios
Por Henrique Luiz Custodio
Com capital de 1.200 contos de réis em forma de ações, o Banco do Brasil S.A, como é conhecido hoje, foi fundado aos 12 de outubro de 1808, pelo príncipe regente, Dom João VI, cuja principal missão era financiar o império luso-brasileiro e, também, financiar a abertura de empresas manufatureiras na época do Brasil colônia.
O Banco do Brasil foi o 4º banco do mundo. Antes dele já existiam os bancos da Inglaterra, França e Suécia.
Em 1821 o agora rei D. João VI voltou para Portugal e levou consigo uma boa parte dos recursos do banco, o que, entre outros fatores, o levou a falir. Isso em 1829. E foi definitivamente fechado em 1833.
Novo Banco do Brasil em 1851
Já no segundo reinado, Irineu Evangelista de Souza (mais tarde Barão e Visconde de Mauá) criou o novo Banco do Brasil, desta vez com capital de 10.000 contos de réis.
Este novo Banco do Brasil era bem mais forte que o criado por D. João VI, graças a ligações estreitas com o mercado de capitais, motivo pelo qual as reuniões prévias e a assembleia constituinte foram realizadas no Salão da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Dois anos depois (em 1853), uma fusão entre o Banco do Brasil e o Banco Comercial do Rio de Janeiro foi determinada pelo ministro Joaquim José Rodrigues Torres – Visconde de Itaboraí – fazendo com que o banco se tornasse como o conhecemos hoje. Daí o motivo dele ser considerado o fundador oficial da instituição.
BB no Espírito Santo
A primeira unidade do BB no Espírito Santo (Agência Vitória) foi inaugurada em 2 de abril de 1917, na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da capital. Em 1974 foi transferida para a Praça Pio XII, no edifício do banco que hoje abriga, além da Agência Vitória, a Agência Praça Pio XII e órgãos de apoio e regionais, como a Assessoria Jurídica e as superintendências regional e estadual.
BB em Linhares - ES
Aos oito dias do mês de setembro de 1961 era inaugurado, sob a gerência de Heldy Dias Maciel e mais sete funcionários, na Avenida João Felipe Calmon (onde hoje funciona o Banco Itaú), o Banco do Brasil S.A - agência Linhares, por onde passaram alguns gerentes, entre eles: Nyder Barbosa de Menezes, Hélio Fontanella e Antônio Luiz Rodrigues (o Tuim).
Em 14 de outubro de 1974, tendo como gerente Antônio Luiz Rodrigues, a agência foi transferida para prédio próprio na Avenida Governador Jones Santos Neves, nº 884, no Centro. Contava com cerca de 30 funcionários.
Autoatendimento e atendimento nos caixas
A partir de 26 de novembro de 2007, o autoatendimento e o atendimento presencial nos caixas foram transferidos para o imóvel exatamente na frente da agência (Av. Governador Jones Santos Neves, 879), onde antes funcionava o Banco Bradesco. Com isso, os clientes passaram a ter dois pontos de atendimento no centro. Um destinado exclusivamente aos negócios e outro destinado às movimentações financeiras.
BB – agência Lagoa do Meio
Como o crescimento de Linhares se dá muito no sentido norte e com a finalidade de desafogar um pouco o atendimento na agência centro, em 16 de novembro de 2010 o banco inaugurou a agência Lagoa do Meio, tendo como gerente Cristiano Ramalho e mais cinco funcionários.
Assim, os clientes Pessoa Jurídica e Pessoa Física que quisessem, poderiam transferir suas contas para a nova agência com maior facilidade de acesso aos negócios e transações financeiras.
BB – nova agência no centro
Segundo informações obtidas junto a amigos funcionários, a partir de 18 de novembro de 2024 a agência centro do Banco do Brasil será transferida da Avenida Governador Jones Santos Neves para um novo prédio (em fase final de construção) situado na Avenida Govenador Carlos Lindenberg, ao lado da agência do Banestes.
Este é o Banco do Brasil, gerador de emprego e renda para centenas de milhares de funcionários e fomentador de negócios para pessoas físicas, comércio, indústria, serviços e, principalmente, para o agronegócio nacional, sendo todos produtores de divisas e rendas para o querido Brasil.