Aos 76 anos, levando uma vida sossegada, sem a correria de antes, Ronaldo do Espírito Santo Lopes alcançou notoriedade na política e no meio empresarial capixaba. Dessa forma, escreve seu nome em páginas importantes da história do Espírito Santo, em especial de Linhares.
Na política, Ronaldo Lopes foi deputado estadual de 1987 e 1991, durante a gestão de Max Mauro, considerado por ele “o melhor, o mais sério e o mais honesto governador que o Estado já teve”. Também foi vice-prefeito de Linhares, de 1993 a 1996, período no qual o município teve importante arrancada desenvolvimentista.
Está inserido no meio empresarial desde 1969, quando fundou em Linhares a Brasil Comércio de Café, uma das mais tradicionais do ramo em atuação na região. Ele não atua mais diretamente na administração da empresa, mas faz questão de orientar e acompanhar de perto os trabalhos da empresa, quase que diariamente.
A Brasil Comércio de Café e administrada pelo filho, Ronald Laguardia Lopes, e o sobrinho Bernardo Carminati Lopes. Ronaldo comanda outros negócios da família junto com os irmãos Marcos, Ricardo e Antônio Carlos (Coscois). Além da Brasil Café, o grupo possui fazendas no Espírito Santo, Minas Gerais e na Bahia, destinadas ao cultivo de café e eucalipto para a produção de carvão.
Ronaldo Lopes destaca a passagem pela Assembleia Legislativa: “Fui deputado numa época realmente marcada pela seriedade dos homens públicos. Os projetos enviados pelo governador Max Mauro eram votados com responsabilidade; não havia a relação promíscua que existe hoje, o famoso toma lá, dá cá”.
O ex-deputado permanece influente nos bastidores da política linharense e é aliado do prefeito Guerino Zanon (MDB), a quem lança como concorrente ao Palácio Anchieta, antecipando os debates sobre as eleições de 2022.
Acostumado a superar desafios, Ronaldo Lopes se mostra preocupado com a pandemia da Covid-19, cujos números voltam a crescer no Estado. “É algo que impacta as atividades comerciais e ameaça a vida das pessoas”, ressalta.
Divulgação
Ronaldo do Espírito Santo Lopes alcançou notoriedade na política e no meio empresarial capixaba