Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

ASPERQD fecha acordo com fundação para retomada do fornecimento de água mineral

Publicado em 05/02/2022. https://jornalterral.com.br/t-MWn

ATI ASPERQD

Após diversas tratativas foi possível a garantia do fornecimento de água para a comunidade

Ao longo de 2021 a Fundação Renova se posicionou quanto à diminuição e encerramento do fornecimento de água mineral, mesmo após diversos debates e apresentação de nota técnica no CIF (Comitê Interfederativo) que resultou na Deliberação CIF nº 534, de 16 de setembro de 2021, que:

‘’Determina a manutenção do fornecimento de água mineral para a comunidade de Degredo (Linhares/ES), conforme estabelecido na Deliberação nº 355/2019, até que o sistema de abastecimento de água potável esteja implantado e funcionando de maneira adequada e aplica multa punitiva’’.

Com essa e outras intervenções realizadas pela Comissão Quilombola de Degredo e ATI ASPERQD, no assessoramento da comunidade quilombola do Degredo, foi mantido o fornecimento regular até o final de 2021.

No dia 1 de janeiro de 2022 a Fundação Renova promoveu o corte unilateral do fornecimento de água. Após diversas tratativas realizadas pela ATI ASPERQD, em conjunto com a Comissão Quilombola do Degredo, foi possível a garantia do fornecimento de água para a comunidade até que seja concluído o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) que foi aprovado pela comunidade para fazer parte do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ).

O valor que garante a continuidade do fornecimento de água foi depositado em processo judicial e a ASPERQD buscou a liberação do valor perante a 12ª Vara Federal de Belo Horizonte, para continuidade no fornecimento.

Essa e outras ações da ATI ASPERQD junto a comunidade do Degredo para garantir a continuidade do fornecimento de água e monitoramento das entregas podem ser acompanhadas pelos links

https://www.asperqd.org.br/2021/01/21/equipe-ati-asperqd-e-comissao-quilombola-realizam-visita-tecnica-a-empresa-linhagua/

https://www.asperqd.org.br/2020/12/01/agua-mineral/

https://www.youtube.com/watch?v=GVmLYxWapUM

https://www.youtube.com/watch?v=SHop2ChSrHI

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.