Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Edital vai selecionar instituições interessadas em dar assistência a produtores rurais do ES

Publicado em 12/12/2019. https://jornalterral.com.br/t-blD

Instituições públicas, privadas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas de trabalho terão a oportunidade de participarem do edital Ater Sustentabilidade Capixaba – Retomada das Atividades Agropecuárias para contribuir com a promoção do desenvolvimento rural sustentável das propriedades rurais impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Os interessados poderão participar de reuniões de esclarecimentos na segunda-feira (16) em Linhares e na terça-feira (17) em Colatina.

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) darão suporte ao processo de retomada das atividades agropecuárias e à readequação ambiental nas propriedades rurais impactadas, bem como à aplicação de práticas sustentáveis de produção e formas de conservação de solo e água. Além disso, promoverá a igualdade de gênero e a permanência da juventude no campo, com apoio à inserção ou ampliação de mercados para a comercialização de produtos.

Para a Fundação Renova, os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais. Ela acredita na construção coletiva para o estabelecimento de estratégias que otimizem o uso dos recursos naturais e contribuam para a reinclusão produtiva e econômica de seus estabelecimentos impactados.

Para Bruna Marcatti, analista socioambiental da Fundação Renova, o edital é importante para que as instituições também possam contribuir com o processo de reparação. “As instituições que trabalharão conosco darão suporte aos produtores rurais no processo de retomada das atividades agropecuárias, aliando o conhecimento técnico que possuem ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas”, diz.

 O edital Ater Sustentabilidade Capixaba faz parte do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias da Fundação Renova e atende à cláusula 125c do Termo de Transação e Ajuste de Conduta (TTAC), além de seguir as diretrizes e os princípios estabelecidos pela lei federal 12.188/2010, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

 

Foto: Divulgação

As ações darão suporte ao processo de retomada das atividades agropecuárias
e à readequação ambiental nas propriedades rurais impactadas

 

ES tem dois lotes

No Espírito Santo, o edital será dividido em dois lotes. O de número 12 corresponde aos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, e o 13, aos municípios de Sooretama e Linhares.

No total, 247 famílias dos cinco municípios impactados serão contempladas com 48 horas/ano realizadas por meio de visitas técnicas. O contrato será de, no mínimo, 36 meses.

As inscrições das entidades para o edital Ater Sustentabilidade Capixaba podem ser realizadas pelos links:

O prazo de envio das propostas referentes ao Lote 12 será até o dia 13 de janeiro de 2020. Já as propostas do Lote 13 estarão abertas até o dia 20 de janeiro de 2020. As organizações selecionadas serão divulgadas no dia 31 de março de 2020.

Para participar, a entidade de ATER precisa estar cadastrada, ou em processo de cadastramento, no Sistema de Gestão da ANATER (SGA) e/ou no Sistema Informatizado de ATER (SIATER) no momento da assinatura do contrato. Serão priorizadas as entidades localizadas na Bacia do Rio Doce e que possuam experiência comprovada de atuação local.

As dúvidas sobre o edital, como apresentação de propostas e minuta contratual, também podem ser enviadas para o e-mail edital.ater@fundacaorenova.org até 18 de dezembro. As dúvidas em relação ao cadastramento das propostas deverão ser tiradas por meio da plataforma Prosas neste link: https://prosas.com.br/contatos.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.