Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Felipe Rigoni quer mais transparência nos gastos com a Covid-19

Publicado em 15/07/2020. https://jornalterral.com.br/t-dBJ

O projeto de lei 2.151/2020, do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES), tramita na Câmara. A iniciativa estabelece requisitos para a divulgação de dados referentes à Covid-19, trata do monitoramento da doença e determina regras de transparência quanto ao uso dos recursos públicos destinados ao enfrentamento da doença.

O texto dedica atenção especial à prestação de contas dos recursos utilizados no combate à pandemia. Compras de equipamentos de proteção individual, respiradores, testes e campanhas de publicidade devem ser informados. Também é exigida total transparência para planos estratégicos, estudos técnicos e outras iniciativas.

O projeto determina que as autoridades de Saúde passem a divulgar não apenas o total de casos confirmados, descartados e óbitos, mas ampliem o detalhamento das informações. Exige ainda transparência para a quantidade de testes disponíveis, leitos ocupados, sobretudo UTIs, regiões mais afetadas pela Covid-19, além de idade, sexo e cor dos pacientes.

Levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil mostrou falha no monitoramento e na divulgação dos números relativos à pandemia. “Organizar os dados de forma correta é essencial para antecipar ações. É preciso estar atento a diferentes indicadores”, esclarece Rigoni.

 

Divulgação

Projeto do deputado Felipe Rigoni cobra a devida prestação de contas dos recursos utilizados no combate à pandemia 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.