Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Fundação Beneficente Rio Doce: 51 anos de história e conquistas

Publicado em 12/06/2020. https://jornalterral.com.br/t-zyz

A Fundação Beneficente Rio Doce foi criada em 26 de julho de 1969 pelo prefeito Senatilho Perin, consolidando uma iniciativa do prefeito anterior, Antenor Elias, que em 1966 havia inaugurado a Maternidade “Carmosina Elias”. O primeiro provedor foi o senhor Alfeo Marchi Grillo, tendo como diretor clínico o médico José Antonio Palmeira da Silva.

Por meio da lei nº 529, de 22 de junho de 1970, a fundação recebeu, por doação do município, o prédio da maternidade, os equipamentos e o mobiliário, viabilizando a internação de pacientes que eram assistidos por três médicos: José Antonio Palmeira da Silva, Deodoro Dantas Alves e Joel Coelho Ferreira.

Os médicos contavam com a colaboração de auxiliares de enfermagem, do pessoal de apoio e de freiras lideradas pela irmã Santa Costalunga. Os pacientes eram atendidos nas categorias INPS, Funrural, particular e indigente.

Em 1971, com 70 leitos e novos profissionais, foi possível formar uma escala de plantão com o ingresso dos médicos Roberto Poltronieri Alvarenga, José Anselmo Pimenta Lofego, Jair Perini, Otávio Abreu Xavier e, em seguida, Edilson Souza Rocha e José Carlos Vacari.

Em 1977, com o médico José Anselmo Pimenta Lofego como provedor, o estatuto foi revisto, mudando o nome de Hospital Municipal de Linhares para Hospital Rio Doce, sendo incorporados mais médicos no corpo clínico.

A estrutura do hospital foi ampliada, recebendo maternidade, centro cirúrgico, lavanderia e pronto socorro. A UTI Adulto foi criada em 1981, já com o médico Edilson Souza Rocha como provedor.

Em 1985, na gestão do provedor Senatilho Perin, ingressaram 20 membros da sociedade linharense, fazendo um aporte financeiro, conforme estabelecia o estatuto. Essa atitude permitiu que o quadro societário fosse oxigenado e que a instituição passasse a ter empresários como provedores.

Nessa época foi instituído o cargo de diretor administrativo, sendo nomeada a administradora hospitalar Maria de Fátima Fiorino Biancardi. Em razão da medida, o diretor clínico deixou de exercer dupla função, conforme ocorria até então.

As provedorias mudam a cada dois anos, sendo algumas renovadas, caso, por exemplo, do atual gestor, Arles Guerra Miranda, que exerce o segundo mandato. De acordo com Arles, cada provedor deixou o seu legado, trabalhando de forma voluntária e com o intuito de servir. “Todos lutaram para que o hospital pudesse crescer e atender às demandas da população”, frisa.

 

Divulgação

O Hospital Rio Doce possui mais de cinco mil metros quadrados de área construída

 

Hospital realiza milhares de atendimentos todos os meses

O Rio Doce é um hospital filantrópico mantido pela Fundação Beneficente Rio Doce. Possui mais de cinco mil metros quadrados de área construída, 160 leitos, cinco salas de cirurgias, 2 salas de parto e conta com mais de 300 médicos. É referência para tratamento de câncer e doenças coronarianas.

O hospital realiza todos os meses cerca de cinco mil atendimentos no pronto socorro, 900 atendimentos obstétricos, 500 cirurgias (de baixa, média e alta complexidade), 16,8 mil exames, entre terapias e diagnóstico por imagens, 700 atendimentos oncológicos, 900 internações e 300 partos.

Atua em serviços de excelência em Neurocirurgia e Cardiologia, buscando ser um pólo de referência nessas áreas e se consolidando para o atendimento em Alta Complexidade com projetos relevantes para a Assistência Médica Hospitalar para Linhares e região.

 

PML

Funcionários do Hospital Rio Doce em evento realizado no ano passado

 

Meta é ser autossustentável e superavitário

O Hospital Rio Doce presta assistência médica e hospitalar à população e  oferece soluções e promoção à saúde. Além disso, garante o acesso das pessoas a serviços de qualidade, custos compatíveis e responsabilidade socioambiental, buscando a satisfação daqueles que o procuram e de seus colaboradores.

Pretende, dessa forma, ser um hospital autossustentável e superavitário, com qualidade na estrutura e atendimento. Agindo com transparência, permite o acesso de clientes, funcionários, corpo médico e sociedade às informações institucionais. E propicia aos colaboradores a aquisição de conhecimentos para que atinjam sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal.

 

Divulgação

A implantação do Serviço de Residência Médica é uma conquista da Fundação Beneficente Rio Doce

 

Para o provedor Arles Guerra Miranda, o momento é de agradecer

No ano passado, em meio às comemorações de meio século da Fundação Beneficente Rio Doce, o provedor Arles Guerra Miranda disse que o momento era de agradecimento. E registrou:

“A Deus, por permitir a visão, a coragem e a determinação de todos que passaram pela Instituição; aos sócios fundadores, membros associados, provedores, conselheiros, diretores, médicos e colaboradores, que com muito trabalho e sabedoria edificaram e mantiveram em funcionamento o Hospital Rio Doce”.

“Ao Governo do Espírito Santo, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) colaborou com edificações e contratos para o hospital; aos prefeitos de Linhares, que se fizeram presentes com parcerias de fundamental importância, desde a criação da fundação até os dias atuais”.

 “Aos parlamentares – senadores, deputados federais e deputados estaduais -, que contribuíram com suas emendas para o fortalecimento do hospital; aos clubes de serviço Lions e Rotary, às empresas Vale do Rio Doce, WEG e Pianna, ao voluntariado da Associação Vidas e Amigas da Maternidade, que abraçam a causa do hospital”.

“Às empresas terceirizadas, que atuam com os serviços complementares onde o hospital não consegue ir sozinho; aos fornecedores que durante esse período foram fieis na condução comercial com seus produtos e serviços, independente da situação financeira da Instituição; a todos que contribuíram de alguma forma para o funcionamento do hospital durante todo esse tempo; e aos pacientes que confiam em nosso trabalho e entregam suas vidas aos nossos cuidados”.

 

Arquivo do TERRAL

Arles Guerra Miranda, provedor

 

 

Todos os provedores

2019 a 2020 - Arles Guerra Miranda

2017 a 2018 - Arles Guerra Miranda

2015 a 2017 - Ilson Alves Pessoa

2005 a 2014 - Jair Perini

2001 a 2004 - Edilson Souza Rocha

1999 a 2000 - Clovis Scarpat Dadalto

1997 a 1998 - Edésio José Margotto

1993 a 1996 - Virgílio Romualdo Gomes e Gama

1991 a 1992 - Ilson Alves Pessoa

1987 a 1990 - Silvano Bragato

1985 a 1986 - Senatilho Perin

1983 a 1984 - José Anselmo Pimenta Lofego

1980 a 1982 - Edilson Souza Rocha

1977 a 1979 - José Anselmo Pimenta Lofego

1970 a 1976 - Alfeo Marchi Grillo

 

Cenário atual

- 160 leitos ativos

- 5 salas de cirurgias

- 2 salas de parto

- 3 UTIs, sendo 10 leitos de UTI Geral, 10 leitos de UTI Coronariana e 10 leitos de UTI Neonatal

- 1 Unidade Intermediária Adulto – UADC, com 9 leitos

- 2 Unidades Intermediárias Neonatal – UCINCO com 6 leitos e UCINCA com 3 leitos

- 1 Unidade de Internação Oncológica com 16 leitos;

- 2 Unidades de internação para particulares e convênios, com 45 leitos

- 1 Day Clinic com 10 leitos

- Enfermarias Obstétricas com 27 leitos

- Enfermarias Clínicas e Cirúrgicas com 15 leitos

- Enfermarias Cardiológicas com 8 leitos

- Pronto Socorro Adulto, Pediátrico, Obstétrico, Ortopédico, Cardiológico e Neurológico

- Ambulatório para atendimento a particulares e convênios

- Centro de Diagnóstico com Laboratório de Análises Clínicas, Serviços de Endoscopia, Serviços de Imagem, Tomografia, Raio-X, Mamografia e Ultrassonografia, Ecocardiografia, Urodinâmica e Hemodinâmica

- Unidade de Oncologia com consultórios médicos, 9 leitos para aplicação de quimioterapia e hormonioterapia, estrutura de apoio e 7 médicos oncologistas e cirurgiões oncológicos atendendo diariamente.

 

Projetos em andamento

- Ampliação do Serviço de Oncologia

- Edificação e funcionamento da Radioterapia

- Continuação das obras de ampliação e reforma do Centro Cirúrgico

- Adequação da UADC Neurológica

- Ampliação, reforma e adequação do Bloco B – Unidade de internação

- Ampliação, reforma e adequação do Espaço Administrativo

- Reforma e adequação das enfermarias: Clínica, Cirúrgica e Cardiológica

- Construção e adequação de novos reservatórios de água

- Continuação das obras de reforma do Pronto Socorro

 

Instituição registra várias conquistas

A Fundação Beneficente Rio Doce registra várias conquistas em cinco décadas. Veja, adiante, expressivas conquistas elencadas a partir de 1995:

 

1995

– A Fundação Beneficente Rio Doce firmou parceria com a Prefeitura de Linhares para atendimento dos pacientes de urgências e emergências, proporcionando a manutenção do atendimento ao SUS para a população carente do município;

 

1996

– Implantação do Plano Próprio de Saúde, o Rio Doce Saúde, com o apoio do consultor Luiz Nivaldo da Silva. Nesse período também foi contratada uma consultoria da Instituição São Camilo, de São Paulo, para adequar os processos administrativos, sendo implantado o planejamento estratégico e gestão de qualidade;

 

1998

– Aquisição do primeiro tomógrafo de Linhares e região;

 

2001

– Inauguração da UTI Neonatal, dando suporte à maternidade já existente;

 

2002

– Inauguração do térreo e do primeiro pavimento do novo bloco assistencial, com 16 apartamentos, recepção para internação de convênios e particulares e Centro de Diagnóstico. Neste período também foi ampliada a UTI Adulto, passando de 6 para 9 leitos;

 

2006

– Inauguração da Unidade de Hemodinâmica, com credenciamento pelo SUS, do Serviço de Cirurgia Cardíaca, Cateterismo e Angioplastia, em parceria com a Unicor;

 

2007

– Inauguração do Serviço de Hemodiálise, edificado por meio de parceria com a Prefeitura de Linhares;

 

2008

– Implantação da UADC – Unidade de Alta Dependência de Cuidados, com recursos advindos da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), para atendimento ao SUS;

 

2011

– Implantação do Serviço de Oncologia – Unacon, com apoio do Poder Público Municipal na liberação do imóvel anexo ao hospital, e participação dos médicos da empresa Med Works Serviços Médicos Ltda.

 

2012

– Conclusão do segundo pavimento do bloco assistencial, disponibilizando 16 leitos para a Unidade Oncológica e 23 leitos para convênio com a Sesa;

 

2014

– O Centro de Diagnóstico por Imagem foi remodelado, com equipamentos de alta tecnologia e novos exames em parceria com a empresa Rio Doce Radiologia;

 

2015

– Inauguração da UTI Coronariana com 5 leitos disponibilizados ao SUS, por meio de convênio com a Sesa;

– Elaboração de novo planejamento estratégico, em parceria com a Adel (Associação para o Desenvolvimento de Linhares), a fim de direcionar as atividades do hospital;

 

2016

– Reforma e ampliação da UTI Neonatal com recursos advindos do grupo de voluntárias Amigas da Maternidade;

– Implantação de uma consultoria hospitalar, em parceria com a Associação Vidas, para reestruturar os trabalhos administrativos e viabilizar a instituição econômica e financeiramente;

– Início das obras de ampliação do Pronto Socorro, UTI Adulto e Centro Cirúrgico, em parceria com a Associação Vidas, que também viabilizou a ampliação da UTI Coronariana, passando de 5 para 10 leitos;

 

Em 2017 e 2018

– Substituição de parte do telhado do hospital, sendo construídos 700 metros quadrados de estrutura metálica para corrigir vazamentos e adequar os cabeamentos elétricos;

 

Em 2018

– Início da ampliação e reforma do Bloco Materno Infantil com Enfermaria para Gestantes de Alto Risco, Alojamento Conjunto, Enfermaria Obstétrica e Salas de Parto da Maternidade, Unidades Intermediárias Neonatal (UCINCA e UCINCO), com recursos das Amigas da Maternidade, doação da empresa WEG, emenda parlamentar e contrapartida da fundação;

– Na estrutura organizacional foi contratado um diretor financeiro, senhor André Gusmão Coimbra, para auxiliar na administração do hospital;

– Início dos trabalhos de revisão dos estatutos, regimentos e organograma, sendo contratado um advogado para conduzir o projeto;

– Contratação de enfermeira da Qualidade para conduzir o Processo de Certificação do hospital;

– Implantação do Serviço de Residência Médica e Residência Multiprofissional, com processo seletivo para Residência Médica na especialidade Clínica Médica;

– Por meio da lei municípal nº 3.788/2018, a Prefeitura de Linhares cedeu para uso da Fundação Beneficente Rio Doce um terreno de 2.310 metros quadrados no bairro Três Barras, para a edificação e implantação do Serviço de Radioterapia.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.