A Fundação Beneficente Rio Doce foi criada em 26 de julho de 1969 pelo prefeito Senatilho Perin, consolidando uma iniciativa do prefeito anterior, Antenor Elias, que em 1966 havia inaugurado a Maternidade “Carmosina Elias”. O primeiro provedor foi o senhor Alfeo Marchi Grillo, tendo como diretor clínico o médico José Antonio Palmeira da Silva.
Por meio da lei nº 529, de 22 de junho de 1970, a fundação recebeu, por doação do município, o prédio da maternidade, os equipamentos e o mobiliário, viabilizando a internação de pacientes que eram assistidos por três médicos: José Antonio Palmeira da Silva, Deodoro Dantas Alves e Joel Coelho Ferreira.
Os médicos contavam com a colaboração de auxiliares de enfermagem, do pessoal de apoio e de freiras lideradas pela irmã Santa Costalunga. Os pacientes eram atendidos nas categorias INPS, Funrural, particular e indigente.
Em 1971, com 70 leitos e novos profissionais, foi possível formar uma escala de plantão com o ingresso dos médicos Roberto Poltronieri Alvarenga, José Anselmo Pimenta Lofego, Jair Perini, Otávio Abreu Xavier e, em seguida, Edilson Souza Rocha e José Carlos Vacari.
Em 1977, com o médico José Anselmo Pimenta Lofego como provedor, o estatuto foi revisto, mudando o nome de Hospital Municipal de Linhares para Hospital Rio Doce, sendo incorporados mais médicos no corpo clínico.
A estrutura do hospital foi ampliada, recebendo maternidade, centro cirúrgico, lavanderia e pronto socorro. A UTI Adulto foi criada em 1981, já com o médico Edilson Souza Rocha como provedor.
Em 1985, na gestão do provedor Senatilho Perin, ingressaram 20 membros da sociedade linharense, fazendo um aporte financeiro, conforme estabelecia o estatuto. Essa atitude permitiu que o quadro societário fosse oxigenado e que a instituição passasse a ter empresários como provedores.
Nessa época foi instituído o cargo de diretor administrativo, sendo nomeada a administradora hospitalar Maria de Fátima Fiorino Biancardi. Em razão da medida, o diretor clínico deixou de exercer dupla função, conforme ocorria até então.
As provedorias mudam a cada dois anos, sendo algumas renovadas, caso, por exemplo, do atual gestor, Arles Guerra Miranda, que exerce o segundo mandato. De acordo com Arles, cada provedor deixou o seu legado, trabalhando de forma voluntária e com o intuito de servir. “Todos lutaram para que o hospital pudesse crescer e atender às demandas da população”, frisa.
Divulgação
O Hospital Rio Doce possui mais de cinco mil metros quadrados de área construída
Hospital realiza milhares de atendimentos todos os meses
O Rio Doce é um hospital filantrópico mantido pela Fundação Beneficente Rio Doce. Possui mais de cinco mil metros quadrados de área construída, 160 leitos, cinco salas de cirurgias, 2 salas de parto e conta com mais de 300 médicos. É referência para tratamento de câncer e doenças coronarianas.
O hospital realiza todos os meses cerca de cinco mil atendimentos no pronto socorro, 900 atendimentos obstétricos, 500 cirurgias (de baixa, média e alta complexidade), 16,8 mil exames, entre terapias e diagnóstico por imagens, 700 atendimentos oncológicos, 900 internações e 300 partos.
Atua em serviços de excelência em Neurocirurgia e Cardiologia, buscando ser um pólo de referência nessas áreas e se consolidando para o atendimento em Alta Complexidade com projetos relevantes para a Assistência Médica Hospitalar para Linhares e região.
PML
Funcionários do Hospital Rio Doce em evento realizado no ano passado
Meta é ser autossustentável e superavitário
O Hospital Rio Doce presta assistência médica e hospitalar à população e oferece soluções e promoção à saúde. Além disso, garante o acesso das pessoas a serviços de qualidade, custos compatíveis e responsabilidade socioambiental, buscando a satisfação daqueles que o procuram e de seus colaboradores.
Pretende, dessa forma, ser um hospital autossustentável e superavitário, com qualidade na estrutura e atendimento. Agindo com transparência, permite o acesso de clientes, funcionários, corpo médico e sociedade às informações institucionais. E propicia aos colaboradores a aquisição de conhecimentos para que atinjam sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal.
Divulgação
A implantação do Serviço de Residência Médica é uma conquista da Fundação Beneficente Rio Doce
Para o provedor Arles Guerra Miranda, o momento é de agradecer
No ano passado, em meio às comemorações de meio século da Fundação Beneficente Rio Doce, o provedor Arles Guerra Miranda disse que o momento era de agradecimento. E registrou:
“A Deus, por permitir a visão, a coragem e a determinação de todos que passaram pela Instituição; aos sócios fundadores, membros associados, provedores, conselheiros, diretores, médicos e colaboradores, que com muito trabalho e sabedoria edificaram e mantiveram em funcionamento o Hospital Rio Doce”.
“Ao Governo do Espírito Santo, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) colaborou com edificações e contratos para o hospital; aos prefeitos de Linhares, que se fizeram presentes com parcerias de fundamental importância, desde a criação da fundação até os dias atuais”.
“Aos parlamentares – senadores, deputados federais e deputados estaduais -, que contribuíram com suas emendas para o fortalecimento do hospital; aos clubes de serviço Lions e Rotary, às empresas Vale do Rio Doce, WEG e Pianna, ao voluntariado da Associação Vidas e Amigas da Maternidade, que abraçam a causa do hospital”.
“Às empresas terceirizadas, que atuam com os serviços complementares onde o hospital não consegue ir sozinho; aos fornecedores que durante esse período foram fieis na condução comercial com seus produtos e serviços, independente da situação financeira da Instituição; a todos que contribuíram de alguma forma para o funcionamento do hospital durante todo esse tempo; e aos pacientes que confiam em nosso trabalho e entregam suas vidas aos nossos cuidados”.
Arquivo do TERRAL
Arles Guerra Miranda, provedor
Todos os provedores
2019 a 2020 - Arles Guerra Miranda
2017 a 2018 - Arles Guerra Miranda
2015 a 2017 - Ilson Alves Pessoa
2005 a 2014 - Jair Perini
2001 a 2004 - Edilson Souza Rocha
1999 a 2000 - Clovis Scarpat Dadalto
1997 a 1998 - Edésio José Margotto
1993 a 1996 - Virgílio Romualdo Gomes e Gama
1991 a 1992 - Ilson Alves Pessoa
1987 a 1990 - Silvano Bragato
1985 a 1986 - Senatilho Perin
1983 a 1984 - José Anselmo Pimenta Lofego
1980 a 1982 - Edilson Souza Rocha
1977 a 1979 - José Anselmo Pimenta Lofego
1970 a 1976 - Alfeo Marchi Grillo
Cenário atual
- 160 leitos ativos
- 5 salas de cirurgias
- 2 salas de parto
- 3 UTIs, sendo 10 leitos de UTI Geral, 10 leitos de UTI Coronariana e 10 leitos de UTI Neonatal
- 1 Unidade Intermediária Adulto – UADC, com 9 leitos
- 2 Unidades Intermediárias Neonatal – UCINCO com 6 leitos e UCINCA com 3 leitos
- 1 Unidade de Internação Oncológica com 16 leitos;
- 2 Unidades de internação para particulares e convênios, com 45 leitos
- 1 Day Clinic com 10 leitos
- Enfermarias Obstétricas com 27 leitos
- Enfermarias Clínicas e Cirúrgicas com 15 leitos
- Enfermarias Cardiológicas com 8 leitos
- Pronto Socorro Adulto, Pediátrico, Obstétrico, Ortopédico, Cardiológico e Neurológico
- Ambulatório para atendimento a particulares e convênios
- Centro de Diagnóstico com Laboratório de Análises Clínicas, Serviços de Endoscopia, Serviços de Imagem, Tomografia, Raio-X, Mamografia e Ultrassonografia, Ecocardiografia, Urodinâmica e Hemodinâmica
- Unidade de Oncologia com consultórios médicos, 9 leitos para aplicação de quimioterapia e hormonioterapia, estrutura de apoio e 7 médicos oncologistas e cirurgiões oncológicos atendendo diariamente.
Projetos em andamento
- Ampliação do Serviço de Oncologia
- Edificação e funcionamento da Radioterapia
- Continuação das obras de ampliação e reforma do Centro Cirúrgico
- Adequação da UADC Neurológica
- Ampliação, reforma e adequação do Bloco B – Unidade de internação
- Ampliação, reforma e adequação do Espaço Administrativo
- Reforma e adequação das enfermarias: Clínica, Cirúrgica e Cardiológica
- Construção e adequação de novos reservatórios de água
- Continuação das obras de reforma do Pronto Socorro
Instituição registra várias conquistas
A Fundação Beneficente Rio Doce registra várias conquistas em cinco décadas. Veja, adiante, expressivas conquistas elencadas a partir de 1995:
1995
– A Fundação Beneficente Rio Doce firmou parceria com a Prefeitura de Linhares para atendimento dos pacientes de urgências e emergências, proporcionando a manutenção do atendimento ao SUS para a população carente do município;
1996
– Implantação do Plano Próprio de Saúde, o Rio Doce Saúde, com o apoio do consultor Luiz Nivaldo da Silva. Nesse período também foi contratada uma consultoria da Instituição São Camilo, de São Paulo, para adequar os processos administrativos, sendo implantado o planejamento estratégico e gestão de qualidade;
1998
– Aquisição do primeiro tomógrafo de Linhares e região;
2001
– Inauguração da UTI Neonatal, dando suporte à maternidade já existente;
2002
– Inauguração do térreo e do primeiro pavimento do novo bloco assistencial, com 16 apartamentos, recepção para internação de convênios e particulares e Centro de Diagnóstico. Neste período também foi ampliada a UTI Adulto, passando de 6 para 9 leitos;
2006
– Inauguração da Unidade de Hemodinâmica, com credenciamento pelo SUS, do Serviço de Cirurgia Cardíaca, Cateterismo e Angioplastia, em parceria com a Unicor;
2007
– Inauguração do Serviço de Hemodiálise, edificado por meio de parceria com a Prefeitura de Linhares;
2008
– Implantação da UADC – Unidade de Alta Dependência de Cuidados, com recursos advindos da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), para atendimento ao SUS;
2011
– Implantação do Serviço de Oncologia – Unacon, com apoio do Poder Público Municipal na liberação do imóvel anexo ao hospital, e participação dos médicos da empresa Med Works Serviços Médicos Ltda.
2012
– Conclusão do segundo pavimento do bloco assistencial, disponibilizando 16 leitos para a Unidade Oncológica e 23 leitos para convênio com a Sesa;
2014
– O Centro de Diagnóstico por Imagem foi remodelado, com equipamentos de alta tecnologia e novos exames em parceria com a empresa Rio Doce Radiologia;
2015
– Inauguração da UTI Coronariana com 5 leitos disponibilizados ao SUS, por meio de convênio com a Sesa;
– Elaboração de novo planejamento estratégico, em parceria com a Adel (Associação para o Desenvolvimento de Linhares), a fim de direcionar as atividades do hospital;
2016
– Reforma e ampliação da UTI Neonatal com recursos advindos do grupo de voluntárias Amigas da Maternidade;
– Implantação de uma consultoria hospitalar, em parceria com a Associação Vidas, para reestruturar os trabalhos administrativos e viabilizar a instituição econômica e financeiramente;
– Início das obras de ampliação do Pronto Socorro, UTI Adulto e Centro Cirúrgico, em parceria com a Associação Vidas, que também viabilizou a ampliação da UTI Coronariana, passando de 5 para 10 leitos;
Em 2017 e 2018
– Substituição de parte do telhado do hospital, sendo construídos 700 metros quadrados de estrutura metálica para corrigir vazamentos e adequar os cabeamentos elétricos;
Em 2018
– Início da ampliação e reforma do Bloco Materno Infantil com Enfermaria para Gestantes de Alto Risco, Alojamento Conjunto, Enfermaria Obstétrica e Salas de Parto da Maternidade, Unidades Intermediárias Neonatal (UCINCA e UCINCO), com recursos das Amigas da Maternidade, doação da empresa WEG, emenda parlamentar e contrapartida da fundação;
– Na estrutura organizacional foi contratado um diretor financeiro, senhor André Gusmão Coimbra, para auxiliar na administração do hospital;
– Início dos trabalhos de revisão dos estatutos, regimentos e organograma, sendo contratado um advogado para conduzir o projeto;
– Contratação de enfermeira da Qualidade para conduzir o Processo de Certificação do hospital;
– Implantação do Serviço de Residência Médica e Residência Multiprofissional, com processo seletivo para Residência Médica na especialidade Clínica Médica;
– Por meio da lei municípal nº 3.788/2018, a Prefeitura de Linhares cedeu para uso da Fundação Beneficente Rio Doce um terreno de 2.310 metros quadrados no bairro Três Barras, para a edificação e implantação do Serviço de Radioterapia.