INSTITUCIONAL
D. Porto Editora é responsável pelo Jornal TERRAL, pelo lançamento de 52 livros, cerca de 300 informativos, revistas (destaque para a Revista da TERRA) e jornais. Muitos desses trabalhos estão catalogados em bibliotecas de escolas e na Biblioteca Pública de Linhares. Publicou o primeiro livro, Nascente, em 1991, e não há registro de nenhuma editora de Linhares que tenha lançado alguma obra antes.
A empresa é dirigida desde a fundação pelo jornalista Daniel Porto. Nascido em Linhares, em 21 de setembro de 1968, Daniel estudou Técnico em Contabilidade no ensino médio e cursou as faculdades de Pedagogia, Comunicação Social (Jornalismo) e Direito. Trabalhou em diversos jornais do Espírito Santo e em órgãos públicos.
Escreveu o livro Luiz Durão: Uma história de sucesso!, lançado em 2018, e é coautor de quatro obras: Samuel Batista Cruz (1995), com o advogado Edson Neves Said; Linhares – 199 anos de História e Desenvolvimento (1999), com o jornalista Elber Suzano; Amor pelo Pontal (2006), com Pedro R. Araújo Santos; e O Legado Político de Emir de Macedo Gomes (2007), com o jornalista Altemar Felix.
É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e já recebeu várias honrarias, entre elas, o Diploma de Homenagem da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, em 10 de abril de 2012, “pelos relevantes serviços prestados ao jornalismo capixaba”.