Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Projeto do deputado Marcos Garcia proíbe a criação de peixes em lagoas do ES

Publicado em 11/08/2020. https://jornalterral.com.br/t-JWY

O deputado Marcos Garcia (PV) quer proibir a criação de peixes com finalidade comercial em lagos e lagoas sob o domínio do Espírito Santo. Projeto de lei de sua autoria tramita na Assembleia Legislativa e, segundo Garcia, é necessário para que haja melhor análise dos impactos ambientais causados pela atividade.

Para embasar sua opinião, Marcos Garcia cita a morte de vários peixes nativos ocorrida este ano em uma lagoa situada no norte do Estado. “Acredita-se que o acúmulo de matéria orgânica ali depositada foi a responsável pelo evidente desequilíbrio ambiental que vitimou vários peixes da lagoa, causando revolta”.

De acordo com o deputado, a referida matéria orgânica seria oriunda da criação de tilápias naquela lagoa. Para o parlamentar, o equilíbrio ambiental não pode ser ameaçado por interesses particulares. O projeto deverá ser analisado pelas comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças antes de ir à votação em plenário.

Conforme Garcia, a criação de peixes em lagoas e lagos sob domínio do Estado é permitida mediante a emissão de licenciamento ambiental específico para a atividade junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O órgão também é responsável por gerir casos em que, dependendo do porte da atividade, há dispensa de licenciamento.

Se virar lei, a matéria prevê multa entre mil e 10 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) para quem for autuado por descumprimento da norma. Atualmente, isso equivale a valores que vão de R$ 3.508,00 a R$ 35 mil.

 

Divulgação

Marcos Garcia defende melhor análise dos impactos ambientais causados pela criação de peixes em lagos e lagoas

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.