Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Segurança das eleições terá mais de 6 mil policiais nas ruas do ES

Publicado em 13/11/2020. https://jornalterral.com.br/t-B75

No próximo domingo (15) 2.810.373 eleitores capixabas estão aptos a ir às urnas para escolher prefeitos e vereadores dos 78 municípios do Espírito Santo. Para garantir a segurança, mais de 6 mil policiais e guardas municipais foram escalados para coibir crimes eleitorais como boca de urna, compra de voto e transporte irregular de eleitores, entre outros. Muitos atuarão, inclusive, dentro das seções de votação.

O plano de segurança foi apresentado na quarta-feira (11). A operação terá início às 7 horas e se estenderá até o final da apuração dos votos em todas as cidades. Na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), em Vitória, funcionará o Centro Integrado de Comando e Controle.

O Centro terá a participação de todos os órgãos envolvidos na operação e ficará vinculado ao núcleo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e ao Centro Integrado Nacional, em Brasília. “Todas as comunicações e denúncias chegarão por esse canal e serão repassadas aos policiais nas ruas”, explicou o titular da Sesp, Alexandre Ramalho.

O policiamento será reforçado nos 50 cartórios eleitorais e nos 1.727 pontos de votação em todo o Espírito Santo, bem como nos locais de apuração dos votos e nas vias públicas. A Polícia Militar mandará às ruas no domingo 5.469 policiais e 1.088 viaturas, segundo informou o comandante geral da instituição, coronel Douglas Caus. Já a Polícia Civil designou 332 agentes e 130 viaturas.

Em torno de 180 policiais rodoviários federais darão apoio à operação nas rodovias, inclusive com a utilização de drones para identificar e combater crimes eleitorais. Com cerca de 108 oficiais e 37 viaturas envolvidas, o Corpo de Bombeiros do Estado atuará na orientação aos cidadãos sobre a necessidade do uso de máscaras e álcool em gel, além de impedir aglomerações.

Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, que já está sendo usado para coibir crimes eleitorais durante a campanha, e pelo Disque Denúncia 181, que este ano conta com uma opção específica para crimes eleitorais.  Umas das novidades é o uso do Termo Circunstanciado de Ocorrência. O registro poderá ser feito no próprio local, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia.

 

Sesp-ES

Representantes dos órgãos de segurança apresentaram o plano de ações na quarta-feira (11)

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.