No próximo domingo (15) 2.810.373 eleitores capixabas estão aptos a ir às urnas para escolher prefeitos e vereadores dos 78 municípios do Espírito Santo. Para garantir a segurança, mais de 6 mil policiais e guardas municipais foram escalados para coibir crimes eleitorais como boca de urna, compra de voto e transporte irregular de eleitores, entre outros. Muitos atuarão, inclusive, dentro das seções de votação.
O plano de segurança foi apresentado na quarta-feira (11). A operação terá início às 7 horas e se estenderá até o final da apuração dos votos em todas as cidades. Na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), em Vitória, funcionará o Centro Integrado de Comando e Controle.
O Centro terá a participação de todos os órgãos envolvidos na operação e ficará vinculado ao núcleo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e ao Centro Integrado Nacional, em Brasília. “Todas as comunicações e denúncias chegarão por esse canal e serão repassadas aos policiais nas ruas”, explicou o titular da Sesp, Alexandre Ramalho.
O policiamento será reforçado nos 50 cartórios eleitorais e nos 1.727 pontos de votação em todo o Espírito Santo, bem como nos locais de apuração dos votos e nas vias públicas. A Polícia Militar mandará às ruas no domingo 5.469 policiais e 1.088 viaturas, segundo informou o comandante geral da instituição, coronel Douglas Caus. Já a Polícia Civil designou 332 agentes e 130 viaturas.
Em torno de 180 policiais rodoviários federais darão apoio à operação nas rodovias, inclusive com a utilização de drones para identificar e combater crimes eleitorais. Com cerca de 108 oficiais e 37 viaturas envolvidas, o Corpo de Bombeiros do Estado atuará na orientação aos cidadãos sobre a necessidade do uso de máscaras e álcool em gel, além de impedir aglomerações.
Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, que já está sendo usado para coibir crimes eleitorais durante a campanha, e pelo Disque Denúncia 181, que este ano conta com uma opção específica para crimes eleitorais. Umas das novidades é o uso do Termo Circunstanciado de Ocorrência. O registro poderá ser feito no próprio local, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia.
Sesp-ES
Representantes dos órgãos de segurança apresentaram o plano de ações na quarta-feira (11)