O governo do Espírito Santo pode construir um complexo integrado de segurança em Linhares. O projeto passa por análise de custos e viabilidade orçamentária e conta com o apoio do secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, políticos e representantes da sociedade organizada.
A ideia de implantar o complexo nasceu no âmbito do Conselho Interativo de Segurança de Linhares (Consel), como forma de fazer frente ao crescimento dos índices de criminalidade registrados no município e região. A proposta é reunir todos os serviços da Segurança Pública numa mesma área.
O objetivo é melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão, facilitar a resolução de questões que envolvem órgãos diferentes, reduzir o tempo de resposta ao cidadão e otimizar o uso dos recursos públicos. A nova estrutura pretende ainda resolver um problema antigo, relacionado aos prédios onde estão instaladas as sedes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
O batalhão da Polícia Militar, que atende a Linhares, Rio Bananal e Sooretama, não tem lugar para guardar viaturas; o Departamento Médico Legal está em situação precária e a sede dos Bombeiros fica em um local apertado, no centro da cidade, dificultando a saída das viaturas para atender as ocorrências. Além disso, a delegacia de Polícia Civil funciona em um prédio alugado.
O deputado estadual Marcos Garcia dedica atenção ao tema desde o início de seu mandato, em 2019. Ele já apresentou indicações ao Governo e emendas ao Orçamento do Estado requerendo a implantação do complexo. O assunto passou a ser discutido como prioridade dentro do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce.
Marcos Garcia destaca a união de esforços da sociedade civil e do poder público para a solução de um problema que impacta a vida dos moradores de Linhares e municípios vizinhos. “O retorno positivo dos representantes do Governo confirma que estamos no caminho certo e nos motiva a apoiar uma iniciativa que atende as necessidades das instituições, visando o bom atendimento ao cidadão”, disse.
Para o deputado, a aprovação da Secretaria de Segurança e a definição das próximas etapas de análise técnicas e orçamentárias aumentam a confiança na concretização do projeto. “Acredito na proposta do complexo de segurança em Linhares. Tenho certeza que o modelo de gestão que estamos propondo vai se transformar em uma referência para o Brasil”, finaliza Marcos Garcia.
Arquivo TERRAL
Autoridades reunidas no ano passado, discutindo a construção de um complexo integrado de segurança em Linhares