Domingo, 28 de abril de 2024

Governo do ES pode construir complexo de segurança em Linhares

Publicado em 22/02/2021. https://jornalterral.com.br/t-2AW

O governo do Espírito Santo pode construir um complexo integrado de segurança em Linhares. O projeto passa por análise de custos e viabilidade orçamentária e conta com o apoio do secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, políticos e representantes da sociedade organizada.

A ideia de implantar o complexo nasceu no âmbito do Conselho Interativo de Segurança de Linhares (Consel), como forma de fazer frente ao crescimento dos índices de criminalidade registrados no município e região. A proposta é reunir todos os serviços da Segurança Pública numa mesma área.

O objetivo é melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão, facilitar a resolução de questões que envolvem órgãos diferentes, reduzir o tempo de resposta ao cidadão e otimizar o uso dos recursos públicos. A nova estrutura pretende ainda resolver um problema antigo, relacionado aos prédios onde estão instaladas as sedes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

O batalhão da Polícia Militar, que atende a Linhares, Rio Bananal e Sooretama, não tem lugar para guardar viaturas; o Departamento Médico Legal está em situação precária e a sede dos Bombeiros fica em um local apertado, no centro da cidade, dificultando a saída das viaturas para atender as ocorrências. Além disso, a delegacia de Polícia Civil funciona em um prédio alugado.

O deputado estadual Marcos Garcia dedica atenção ao tema desde o início de seu mandato, em 2019. Ele já apresentou indicações ao Governo e emendas ao Orçamento do Estado requerendo a implantação do complexo. O assunto passou a ser discutido como prioridade dentro do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce.

Marcos Garcia destaca a união de esforços da sociedade civil e do poder público para a solução de um problema que impacta a vida dos moradores de Linhares e municípios vizinhos. “O retorno positivo dos representantes do Governo confirma que estamos no caminho certo e nos motiva a apoiar uma iniciativa que atende as necessidades das instituições, visando o bom atendimento ao cidadão”, disse.

Para o deputado, a aprovação da Secretaria de Segurança e a definição das próximas etapas de análise técnicas e orçamentárias aumentam a confiança na concretização do projeto. “Acredito na proposta do complexo de segurança em Linhares. Tenho certeza que o modelo de gestão que estamos propondo vai se transformar em uma referência para o Brasil”, finaliza Marcos Garcia.

 

Arquivo TERRAL

Autoridades reunidas no ano passado, discutindo a construção de um complexo integrado de segurança em Linhares

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.