Foto: Júlia Lechi

Valorização, inclusão e saberes foram temas tratados nos encontros
Regência Augusta, no litoral de Linhares, recebeu as atividades do projeto "Memórias da Foz: Oficina de Cerâmica Inspirada nas Plantas da Restinga" entre os meses de abril e maio, no Jardim Regenera Rio Doce. Idealizadas pelo sociólogo e ceramista Hauley Valim, as oficinas gratuitas contaram com o mapeamento de plantas medicinais, modelagem em argila e cerâmica, esmaltação, pintura em tecido e impressão botânica.
O resultado dos encontros culminou numa exposição com peças criadas pelos participantes. No encerramento, o público curtiu o show da banda Vampiros da Alexandria, que produz e apresenta músicas autorais de diferentes estilos. A Associação dos Surdos de Linhares (Assurlin) garantiu a acessibilidade comunicacional e a inclusão das pessoas surdas e com deficiência auditiva no "Memórias da Foz".
A presença de um profissional tradutor e intérprete de Libras assegurou o direito à participação plena, possibilitando que os associados acompanhassem, interagissem e contribuíssem em todas as etapas da atividade. Tal mediação linguística viabilizou o acesso às informações, promoveu trocas culturais e reforçou a necessidade de reconhecimento da Libras como elemento essencial no processo formativo.
Sobre o Jardim Regenera Rio Doce
Espaço afetivo sociobiodiverso, o Jardim Regenera Rio Doce desenvolve ações em artes integradas, arte-educação e educação ambiental tendo como base os saberes e fazeres coletivos acumulados nos diálogos do Movimento Regenera Rio Doce com comunidades atingidas, coletivos artísticos e acadêmicos e movimentos sociais.
Os encontros acontecem desde 2015, após o rompimento da Barragem de Fundão, que lançou rejeitos de mineração no Rio Doce. No espaço é possível colaborar e experimentar a construção de uma cultura regenerativa, que ajuda os participantes a vivenciar a realidade instável, pós-rompimento da barragem, pós-pandêmica e em contexto de mudanças climáticas.
De acordo com o sociólogo, ceramista e cuidador do Jardim Regenera, Hauley Valim, o objetivo do projeto é criar espaços pedagógicos e afetivos favoráveis a trocas e aprendizados sobre natureza e cultura, por meio do estudo e da observação das plantas medicinais da Restinga, além de manifestar, na cerâmica e na pintura em tecido, a relação entre o ser humano e a natureza de forma artística.
Para Hauley, a iniciativa coloca luz nos desafios provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão. "Com base nos conhecimentos intuitivos e científicos, mergulhamos em processos que visam o desenvolvimento natural e humano, por meio de experiências sensitivas com artes integradas: cerâmica, pintura, música, cultura popular, teatro, cineclube, ações museológicas, estudos alquímicos e antropológicos", ressalta.
Edital
"Memórias da Foz: Oficina de Cerâmica Inspirada nas Plantas da Restinga" foi contemplado no Edital 06/2024 da PNAB Espírito Santo que apoia a valorização do Patrimônio Cultural Capixaba, registro e difusão do patrimônio cultural local.
Ficha técnica
Coordenação e curadoria: Hauley Valim
Oficineiros: Felipe Andricopoulos e Tiaya Godoy
Fotografia: Júlia Lechi
Apoio e parceria: Coletivo do Ponto de Cultura e Memória Espaço Puri