Findes
A economia capixaba cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2021
A atividade econômica do Espírito Santo cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o primeiro trimestre deste ano. Com o número, o estado teve o seu quarto resultado positivo consecutivo nesta base de comparação e tem o melhor desempenho desde o período pré-pandemia (quarto trimestre de 2019).
As estimativas do Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes) foram divulgadas na terça-feira (14), durante coletiva realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Conforme a presidente da entidade, Cris Samorini foram anunciados importantes investimentos neste ano e são bons os indicativos de como a indústria capixaba vem se movimentando.
Cris Samorini cita a Vale, que vai investir cerca de US$ 135 milhões para produzir um material que polui menos (“briquete verde”), e a EDP, com aporte de R$ 38 milhões para melhorar a distribuição de energia em 10 cidades da sul do estado.
De acordo com a economista-chefe da Findes, Marília Silva, o segundo trimestre de 2021 apresentou um início preocupante em razão da evolução da Covid-19 no estado e no país, levando à adoção de medidas restritivas mais rígidas por parte do governo.
Ela explica que, à medida que os dias se passaram, os mapas elaborados pelo governo capixaba apresentaram melhora na evolução quanto aos riscos da doença. “Essa mudança viabilizou a retomada de atividades econômicas em meados do trimestre”, disse.
A economista acrescenta que no segundo trimestre do ano a economia capixaba manteve certa estabilidade na comparação com o primeiro trimestre de ano, variando positivamente em 0,2%. “Com isso, o nível de atividade ultrapassou em 0,6% o patamar do período pré-pandemia (quarto trimestre de 2019)”, destaca.