Fotos: Arquivo TERRAL
O baixista Tião trabalha há 25 anos como luthier
Muito conhecido em Linhares e região, o músico (excelente baixista) Sebastião Cyrillo começou a trabalhar como luthier em 1998, inspirado nos irmãos Milton e Roberto Dimathus. “O comecinho foi mágico. Assim como quando iniciei na música, todo aprendizado tem um sabor”, afirma. Luthier é o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda.
Tião conta que a ideia de fabricar um baixo desenhado num papel de pão deixou Roberto Dimathus relutante, mas ele aceitou a tarefa. Depois, com o ajuda de Márcio Benedetti, comprou as peças e a partir daí se dedicou à fabricação de instrumentos com o objetivo de mudar o que o incomodava.
Os baixos são batizados com a marca Cyrillo, numa homenagem ao sobrenome do pai: “Não tive o prazer de conhecer o meu pai, pois ele faleceu antes do meu nascimento. Daí a iniciativa”, revela. De 1998 até agora são 25 anos trabalhando como músico e luthier, sempre procurando aprimorar a atividade que exerce.
Tião é casado com a cantora Claudinha, com quem se destaca em bandas da região desde a década de 1990. Além disso, o casal já se apresentou ao lado de artistas famosos, como Ivete Sangalo.
Sebastião Cyrillo (D) em 1998 com os irmãos Milton e Roberto Dimathus