Arquivo TERRAL
O socialista Toninho da Emater assume nesta semana como deputado estadual
O técnico em agropecuária e graduado em Administração Antônio Carlos Machado (PSB), o Toninho da Emater, assume nesta semana como deputado estadual no lugar de Tyago Hoffmann (PSB), que passou a responder pela secretaria estadual de Saúde. Assim que teve o nome confirmado, ele apresentou demandas em favor da população. Uma delas se refere à reabertura da maternidade de Pinheiros, no nordeste capixaba.
Toninho da Emater tem 60 anos e recebeu 6,238 votos nas eleições de 2022. Já foi prefeito de Pinheiros por duas vezes, de 2009 a 2016, presidiu o consórcio ProdNorte por dois mandatos e esteve à frente do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. É aliado histórico do governador Casagrande (PSB) e companheiro de partido de Edilson Monteiro, prefeito de Pinheiros empossado no dia 1º.
O socialista refirma o compromisso de fazer do mandato uma ferramenta de progresso e justiça social para o estado. Ele frisa que o cargo que vai ocupar representa mais um passo de uma trajetória pública pautada pelo trabalho e voltada para o bem-estar da população. “Acumulei experiências e conquistas que me ensinaram que, com determinação e diálogo, podemos transformar a vida das pessoas”, disse.
O socialista destaca que empregará empenho e dedicação em favor dos 78 municípios do Espírito Santo, especialmente pela região norte, tão carente de representatividade, sempre priorizando as demandas e os anseios de cada cidadã e cada cidadão. E enfatiza: “Estou com o coração cheio de gratidão, e por isso agradeço a todos que defendem conosco o que acreditamos ser melhor para o nosso estado”.
Mudanças na Ales
A composição da Assembleia Legislativa (Ales) registra mudanças nas últimas semanas. No dia 20 de dezembro Fábio Duarte (Rede) tomou posse após reprocessamento de votos pelo TRE-ES. Ele entrou no lugar de Allan Ferreira (Podemos). No início deste mês Allan voltou para a Ales, no lugar de Lucas Scaramussa (Podemos), que havia renunciado para tomar posse como prefeito de Linhares.
Quem também herdou vaga na Ales foi Marcos Madureira (PP), após a renúncia de Theodorico Ferraço (PP) para assumir como prefeito de Cachoeiro de Itapemirim. Agora chegou a vez do suplente Toninho da Emater ocupar o lugar deixado por Tyago Hoffmann, que foi deslocado pelo governo para a secretaria estadual de Saúde.
A comemoração de Fábio Duarte é dupla: ele assumiu na Ales e a esposa, Andréa Duarte (PP), tomou posse na Câmara da Serra, após ter sido eleita vereadora no pleito de outubro passado. O mesmo ocorre com Toninho da Emater, que viu a esposa Silvia Machado (PV) ser empossada vereadora em Pinheiros, no dia 1º, e agora segue para a Assembleia.