Linhares se destaca como um dos principais polos de desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. A economia diversificada confere ao município o status de importante cenário para atração de investimentos. O polo moveleiro, por exemplo, consolidou-se como um dos mais importantes do Brasil, projetando a cidade em nível nacional.
Em virtude do cenário favorável, Linhares conseguiu atrair para o seu território empreendimentos industriais como a Brandão Metalúrgica S/A (Brametal), Weg Motores, Perfilados Rio Doce e a Indústria de Sucos Mais, entre outros. Houve também a implantação de agroindústrias, como a Ducoco e a Trop Fruit, e de empresas como a Imetame, de beneficiamento de rochas ornamentais.
O comércio se moderniza e amplia a sua atuação, assim como a agricultura e a pecuária. Empresas produtoras e exportadoras têm participação significativa na economia e na geração de emprego. Linhares exporta mamão papaya para os mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos e também se destaca como produtor de petróleo e gás natural.
Já o potencial turístico passa pelas belas praias e lagoas, reservas naturais e pelo agroturismo. O município tem o maior litoral do Estado e um dos maiores complexos lacustres do Sudeste brasileiro. São ao todo mais de 60 lagoas, entre elas, a Juparanã, segunda maior do Brasil em volume de água.
Devido ao potencial econômico, o turismo de negócios ganhou notoriedade. Atenta a este potencial, a rede Bristol de hotéis escolheu Linhares para a implantar um empreendimento do grupo, e outros hoteis de ponta foram construídos, como o Days Inn.
Divulgação
Linhares atraiu empreendimentos industriais como a Brametal