Um dos principais produtores de café Conilon do noroeste capixaba, Governador Lindenberg começa a ganhar uma nova e atraente opção de diversificação para os agricultores locais: a cultura da uva.
O cultivo da fruta já existe em algumas propriedades rurais do município e desponta como excelente fonte alternativa de renda, conforme Jair Antônio Toso, coordenador do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Jair Toso aponta o maior rendimento em menor área plantada e a menor necessidade de irrigação, em comparação com o café, como vantagens que estimulam a expansão da viticultura na região. “A uva proporciona a mesma rentabilidade do café em uma área cultivada 80% menor. É uma ótima opção, principalmente nas pequenas propriedades”, destacou.
Na propriedade do agricultor Gilmar Goronci, na comunidade de Baixo Moacir, a plantação de uva é realidade há quatro anos. O incentivo do Incaper, segundo ele, o levou a diversificar sua produção, que era restrita ao café Conilon.
Gilmar Goronci conta que inicia os trabalhos de poda e manejo da videira no mês de agosto. A colheita acontece no início de dezembro, próximo às festas de fim de ano, o que favorece a comercialização da fruta e garante boa rentabilidade. Junto com a família, cultiva 240 pés de uva, das variedades Isabel e Niágara Rosada.
Por ser um dos pioneiros na atividade, Goronci se tornou referência no município. “No início não tínhamos nenhuma noção, mas, com a orientação do Incaper, aprendemos as técnicas de manejo e tratos culturais. Nossa produção é familiar, ainda pequena, mas nos garante bons resultados”, salientou.
Na avaliação do coordenador local do Incaper, Jair Toso, o café não pode ter outra cultura que concorra com seu momento de colheita, por razões como a falta de mão de obra. Neste contexto, segundo ele, a uva também se encaixa perfeitamente, por ser colhida em períodos diferentes da safra cafeeira.
A diversificação com a viticultura em Governador Lindenberg foi destaque na terceira exibição on-line do HorizontES em Extensão deste ano. Realizado pelo Incaper, o evento objetiva a troca de experiências em projetos de assistência técnica e extensão rural.
A atividade no município ganhou ainda mais notoriedade pelo fato da cultura da uva não ser comum na região.
Incaper
O agricultor Gilmar Goronci (E) na plantação de uvas em sua propriedade, ao lado de Jair Toso (D), coordenador do Incaper