Domingo, 28 de abril de 2024

Artesãos de comunidades atingidas expõem trabalhos em feira

Publicado em 27/11/2019. https://jornalterral.com.br/t-88b

Artesãos de comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), ocorrido em 2015, mostraram os seus produtos na ArteSanto, Feira Nacional do Artesanato do ES que começou realizada no período de 2 a 10 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória.

Ao todo, 13 representantes de grupos de artesanato e produtos artesanais do Espírito Santo e de Minas Gerais participaram do evento, com doces, bichos de pelúcia, bolsas, bordados, crochês, almofadas, toalhas de mesa, carteiras, chaveiros, panos de pratos, sacolas, cangas e mantas.

Para o analista do Programa Socioeconômico da Fundação Renova, Kadio Serge Aristide, o apoio aos artesãos é importante: “Eles puderam mostrar a trajetória do processo de reparação desenvolvido por meio de capacitações, investimentos, marcas e produtos, abertura de novos mercados e outras ações que são apoiadas pela Renova”, disse.

A administradora da Doces Artesanais Ilha da Fantasia, Márcia Frederico de Almeida Percílios, participou da feira: “Apresentamos e comercializamos uma grande variedade de produtos”, frisa. Por iniciativa da Fundação Renova, em parceria com a Brazil Foundation, ela teve o projeto selecionado para investir na fábrica.

De acordo com Márcia, a empresa que administra iniciou as atividades há 28 anos, a partir da necessidade de seus pais complementarem a renda da família. “Um tempo depois, investimos e conseguimos formalizá-la. Hoje, a empresa se tornou a principal renda da família”, destaca.

Ela prossegue: “Após sermos selecionados no projeto, adquirimos equipamentos, aumentamos a produção e a renda familiar. Agora, já temos planos de expandir nossas vendas e atender o Espírito Santo e outros estados”.

A ArteSanto foi criada pela Iamonde Design de Eventos em 2013 com o objetivo de incentivar e promover o turismo no Espírito Santo. Desde então, conquista seu espaço no calendário de eventos do segmento, como referência no Estado e uma das melhores do país.

A iniciativa envolve também outros setores da economia criativa e solidária, incentivando do cooperativismo ao associativismo. Alguns exemplos são o agroturismo, a agricultura familiar e os produtos regionais, como o café, a cachaça e as flores.

Na feira é possível apreciar e adquirir itens de decoração, presentes e acessórios, confeccionados com os mais variados produtos, como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais, plástico e conchas, entre outros.

 

Divulgação

Criada em 2013, a ArteSanto conquista seu espaço no calendário de eventos do segmento,
sendo referência no Espírito Santo e no país

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.