Sábado, 27 de abril de 2024

Empresa luta para pagar os fornecedores em dia e preservar empregos e salários

Publicado em 05/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-8rG

Diante do isolamento social causado pelo Coronavírus, a queda no número de passageiros dos ônibus em Linhares impressiona. De acordo com a Viação Joana Darc, em março houve redução de 75% do giro de catracas. Em abril, a queda foi superior a 60%.

Para agravar a situação, a empresa foi obrigada a tomar medidas de prevenção, que não eram planejadas no orçamento de 2020, e que pesaram no bolso, como a compra de álcool em gel, máscaras e a liberação de alguns colaboradores em situação de risco.

“Foram medidas necessárias e muito importantes, mas nossa receita caiu drasticamente, o que nos deixa preocupados, já que ainda há um número alto de gratuidades”, disse o diretor administrativo da empresa, Antonio Luiz Comério.

A direção da Viação Joana Darc destaca que busca por todos os meios legais preservar os empregos e manter em dia os salários dos colaboradores, bem como honrar seus compromissos com os fornecedores.

Para Antonio Comério, é hora da união de todos para tentar preservar a sobrevivência da empresa, mesmo em meio à queda de passageiros e de arrecadação.

A Joana Darc ressalta que até o momento não recebeu nenhuma ajuda governamental: estadual, municipal ou federal, e registra que muitas empresas desaparecerão, levando inúmeros desempregados a sofrer as consequências. Destaca também que está consciente da gravidade da situação no Brasil e no mundo, em decorrência da pandemia – tão divulgada pelos meios de comunicação.

Lamenta ainda a dificuldade por que passa a empresa Flecha Branca, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), cujos motoristas e demais funcionários cruzaram os braços na terça-feira (5), de acordo com matérias divulgadas na imprensa.

A Flecha Branca alega dificuldades financeiras, agravadas pela queda de demanda devido à crise ocasionada pela pandemia da Covid-19. E seus colaboradores reclamam de atrasos nos pagamentos dos salários que, em alguns casos, chegam há três meses.

A imprensa também divulga a dificuldade de empresas da Grande Vitória. Depois de 13 dias, os rodoviários que atuam no transporte coletivo de Vitória encerraram a greve. Motoristas e cobradores se manifestaram contra o atraso de salários da Viação Tabuazeiro, e funcionários de outras duas empresas aderiram ao movimento para apoiar os colegas.

Em Guarapari, funcionários da empresa de transporte coletivo Expresso Lorenzutti fizeram uma manifestação na terça-feira (5), em frente à garagem da empresa. A motivação inicial foi o fato de 34 funcionários da Expresso Lorenzutti terem recebido o aviso prévio, após o comunicado de demissão da empresa.

 

Divulgação

Antonio Luiz Comério é o diretor administrativo da Viação Joana Darc

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.