Domingo, 28 de abril de 2024

ATI ASPERQD promove intercâmbio de saberes do Degredo

Publicado em 22/11/2021. https://jornalterral.com.br/t-9Pn

 

A ATI ASPERQD promoveu no dia 13 a atividade “Intercâmbio de  Saberes: Jongos  no  Espírito  Santo.  Resistência  Quilombola  frente  ao  desastre da Samarco”. A ação integra o 2º Novembro Negro do Degredo, cuja finalidade é promover ações e discussões relativas ao mês da consciência negra.

O intercambio ocorreu por meio de rodas de conversas com lideranças comunitárias, mestres e mestras de jongo do Degredo, representantes de  autoridades institucionais e pesquisadores, e teve como objetivo abordar a importância da proteção ao patrimônio cultural de Degredo frente ao rompimento da barragem de Fundão.

A abertura do evento contou com as boas-vindas da ATI ASPERQD,  Comissão  Quilombola  e Conselho Ancestral do Degredo aos visitantes institucionais. Em seguida teve início a Roda de Conversa Políticas Públicas de Proteção aos Patrimônios Culturais Quilombolas, com apresentação de  representantes  da  Secretaria  de  Cultura  do  Espírito  Santo  (Secult) e do Instituto  do  Patrimônio  Histórico  e  Artístico  Nacional  IPHAN-ES.

À tarde foi realizada a Roda de Conversa Diálogos sobre Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileiras no Espírito Santo, conduzida pelo antropólogo e professor Osvaldo Oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Na oportunidade, a ATI ASPERQD homenageou o Conselho Ancestral, pela salvaguarda dos saberes do Degredo; a Comissão Quilombola, pela dedicação na luta pelos  direitos quilombolas; e professor Osvaldo Oliveira, pela dedicação e parceria em favor da comunidade quilombola do Degredo.

Houve também a distribuição de livros doados pelo professor.  A atividade foi encerrada com Roda de Jongo liderada pelo Mestre Pedro Costa, Coberliano, Zé Costa e pela Mestra Cleia.

 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.