Reuniões, telefonemas, mensagens... Os bastidores políticos de Linhares seguem agitados visando a escolha dos nomes que comandarão o legislativo nos próximos dois anos. “A disputa ainda está aberta”, comenta um experiente vereador.
Até o momento as articulações giram em torno de Juarez Donatelli (PV), Roque Chile (PSDB) e Fabrício Lopes (MDB), mas não será surpresa se outro nome surgir no processo, dada a indefinição no cenário.
Estão em jogo os cargos da mesa diretora: presidente, vice, primeiro e segundo secretários e a presidência de comissões importantes, como as de Finanças e Justiça.
A eleição vai ocorrer nesta sexta-feira (1º), a partir das 16 horas, na câmara municipal. após a posse do prefeito Guerino Zanon, do vice-prefeito Bruno Marianelli e dos 17 vereadores – sem a presença de público.
Devido à pandemia da Covid-19, os diplomados não poderão levar acompanhantes. A solenidade terá transmissão on-line e ao vivo pelas redes sociais da prefeitura e da câmara – no Youtube, Instagram e Facebook.
O formato da posse foi definido durante reunião virtual dos eleitos. A decisão leva em conta as restrições impostas por conta do agravamento da pandemia da Covid-19 e considera as medidas adotadas pelo Governo do Estado, além dos decretos municipais que limitam o número de pessoas em eventos.
A imprensa terá acesso ao plenário da câmara na cerimônia de posse. Os veículos de imprensa: on-line, impressos e radiofônicos poderão enviar um profissional para a cobertura, e as emissoras de televisão, dois profissionais: repórter e cinegrafista.
Os profissionais de imprensa devem usar máscara e será disponibilizado álcool em gel no local, para a higienização das mãos.
Divulgação
Ainda não está definido quem comandará a Câmara Linhares pelos próximos dois anos