Sábado, 27 de abril de 2024

Meu negócio x coronavírus

Publicado em 31/03/2020. https://jornalterral.com.br/t-BVw

Marketing empresarial, por Willer Dias

O que fazer para minimizar os prejuízos do seu negócio? A palavra de ordem é reinventar-se. Uma das estratégias que você pode usar é atender em domicílio. Mesmo de portas fechadas muitas empresas começaram a fazer uso dessa ferramenta que, a meu ver, poderiam estar fazendo antes e devem continuar fazendo mesmo depois dessa crise.

É um diferencial; as pessoas cada vez mais buscam comodidade e praticidade, e pode salvar o seu negócio. Analise a viabilidade e mantenha sempre as recomendações do ministério da saúde e do governo.

Se isso não for possível, aproveite o momento para colocar a “casa” em ordem. Como está o seu financeiro, o administrativo, controle de estoque etc.? Você consegue ter uma previsão financeira dos próximos meses de quanto precisa vender por dia para não fechar no vermelho?

Existem planilhas fantásticas, simples de manusear e gratuitas que, com um pouco de dedicação, podem auxiliar – e muito! – daqui pra frente. Eu mesmo posso ceder algumas.

Aproveite para fazer um planejamento estratégico para os próximos 6 meses. Pense fora da “caixinha”, procure novas estratégias, pesquise, compare, faça cálculos. Um bom planejamento faz toda a diferença para a sobrevivência do seu negócio em dias tão sombrios. Tem uma frase que gosto muito: “Sem planejamento a vida anda de qualquer jeito; com planejamento de qualquer jeito a vida anda”.

Faça uso das redes sociais! Aproveite para fazer um upgrade no seu perfil ou página. Divulgue cada produto/serviço que você oferece separadamente, com informações claras, imagens de qualidade, legenda bem elaborada, de forma limpa e atrativa. Se for possível procure meios para deixar seus posts com uma “cara” mais profissional.

Para quem não domina muito bem ou não gosta de fazer, procure um profissional para lhe auxiliar nessa tarefa. Recebo informação de que os impulsionamentos estão até mais baratos, permitindo alcançar mais pessoas gastando menos. Ah, se você soubesse o poder que essa ferramenta tem na prospecção de clientes...

Faça da adversidade uma oportunidade. As redes sociais nunca foram tão acessadas como agora. Invista pesado. Se eu fosse apostar todas as minhas fichas, apostaria nas redes sociais. Mas, cuidado para não parecer que quer apenas vender. Produza conteúdos envolventes, crie uma relação com o seu cliente e procure ouvi-lo. Entenda seus anseios, necessidades e ajude sempre que possível.

Lembre-se: bom atendimento e uma arte bem feita fazem a diferença para quem quer vender e para quem quer se manter de pé. Quem não ficar atento a essas ações poderá sucumbir aos impiedosos e lastimáveis efeitos econômicos do maldito vírus.

 

Willer Dias

Assessoria de Marketing

(27) 99931-2556

willerdias@gmail.com

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.