Sábado, 27 de abril de 2024

Cooperativismo e associativismo geram oportunidades em meio à crise

Publicado em 15/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-Bzw

O cooperativismo e associativismo têm crescido a cada ano no Brasil, gerando oportunidades em diversos setores da economia, principalmente em momentos de crises.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a empregabilidade brasileira cresceu 5% no período de 2014 a 2018. Nesse mesmo período, os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2019 apontam um crescimento de cerca de 18% de postos de trabalho.

De acordo com o Anuário, cerca de 50 milhões de brasileiros têm no cooperativismo, seja direta ou indiretamente, uma fonte de trabalho e de renda. No Espírito Santo, são cerca de 444,1 mil associados a 149 cooperativas registradas.

O retorno das cooperativas brasileiras à sociedade em 2018 chegou a R$ 16 bilhões, entre tributos, impostos, pagamento de salários e outros benefícios garantidos aos colaboradores.

Já o associativismo, segundo o IBGE, tem participação oficial de 1,4% na formação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o que representa uma contribuição de R$ 32 bilhões.

Por acreditar nesse potencial, a Fundação Renova desenvolveu o projeto de desenvolvimento e fortalecimento de Empreendimentos de Base Solidária (EBS), cooperativismo e associativismo nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Em Linhares, quatro associações estão sendo beneficiadas com o projeto; a dos piscicultores do Guaxe (Apigua) e três de Povoação: a de artesanato (AAPRD), a dos pescadores e assemelhados (APAP) e a de turismo – condutores Sumaré. A iniciativa visa promover, desenvolver e fortalecer EBS e cooperativas.

O projeto da Fundação Renova, em parceria com a DVF Consultoria, começou em março de 2019 e tem duração de dois anos. Serão realizadas 1.760 horas de consultoria, sendo 160 horas/mês. Neste momento de pandemia da Covid-19, o trabalho com essas entidades é feito por meio de consultorias on-line.

O analista do programa de Economia e Inovação Kadio Serge Aristide explica que os grupos recebem acompanhamento da consultoria para desenvolverem seus negócios nos territórios impactados. “Uma alternativa encontrada para a continuidade das atividades nesse período de pandemia é o atendimento remoto, por meio de consultorias on-line”, disse.

Ao final do trabalho, cada entidade apresentará um plano de negócios, que consiste em um retrato do mercado como base para estruturar os objetivos e identificar os caminhos que devem ser seguidos pelo empreendedor, a fim de diminuir riscos e incertezas da atividade.

De acordo com a consultora Nayana Martins, da DVF Consultoria, a elaboração do plano de negócio e a formalização como associações, no caso de não formalizados, são as ações que os grupos mais anseiam, para que possam aprender a enxergar novas oportunidades e aproveitá-las para realizarem parcerias e negócios.

 

Divulgação

Quatro entidades de Linhares são beneficiadas com o projeto da Renova

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.