Fotos: Juliana Laurissa
Os vereadores Messias Caliman e Therezinha Vergna Vieira com Jomar Vargas Bassani
Com Luiz Paulo Vellozo Lucas
Com Waldemar Domingos Melotti
A Câmara de Linhares promoveu sessão na terça-feira (31/8) para entregar títulos de cidadania para dezenas de pessoas e a comenda Caboclo Bernardo para o médico João Eduardo Tinoco de Paula e o empresário Paulo Joaquim do Nascimento. A cerimônia foi realizada no auditório da faculdade Pitágoras, no bairro Araçá.
O vereador Messias Caliman (Rede) elogiou a trajetória das pessoas que foram agraciadas com as honrarias e enfatizou os nomes que indicou para receber o título: o produtor rural Jomar Vargas Bassani, o Maninho; o professor, engenheiro e político Luiz Paulo Vellozo Lucas e o empreendedor Waldemar Domingos Melotti.
Caliman frisou que ele e a equipe de trabalho foram criteriosos ao definir quem seria homenageado: “Os três nomes que indicamos se destacam há várias décadas, em diferentes segmentos. Por essa razão, mereciam receber o título de Cidadão Linharense, e receberam”, afirmou.
Os homenageados
Jomar Vargas Bassani nasceu em Afonso Cláudio e chegou a Linhares com a família em 1971, aos nove anos. Morou nos bairros Araçá e Interlagos e atualmente reside no bairro Lagoa do Meio. Sempre participou de eventos comunitários, atuando em vários times do futebol amador. Na política, apoiou o irmão, Noel Bassani, que foi vereador na cidade na década de 1990.
É casado com a doutora Sandra Mara Mendes da Silva Bassani, diretora geral do Ifes Linhares – o casal tem a filha Nicole. Como agricultor, contribui com o município no cultivo e produção de café e coco na região de Chapadão das Palminhas.
Luiz Paulo Vellozo Lucas nasceu em Vitória, tem três filhos e um neto. Engenheiro de produção, ele atuou como professor universitário e foi funcionário de carreira do BNDES de 1980 a 2016. Ocupou cargos expressivos no governo federal e no governo do Espírito Santo. Foi eleito prefeito de Vitória em 1996 e reeleito em 2010, exercendo a função de 1997 a 2004.
Venceu a eleição para deputado federal em 2006, para a legislatura 2007-2010. Presidiu o Instituto Teotônio Vilela de 1997 a 2010 e no período 2013-2014. Também esteve à frente do Bandes e do Instituto Jones dos Santos Neves. É apaixonado por Regência, vila que costuma frequentar principalmente nos finais de semana.
Waldemar Domingos Melotti nasceu em Santa Teresa em 25 de novembro de 1934 e ainda criança passou a residir em Linhares. Em 1971, morando na localidade Boa Vista, ajudou a fundar a comunidade São Judas Tadeu. Constituiu família e está sempre perto dos cinco filhos, nove netos e três bisnetos.
Atuou durante muitos anos no ramo madeireiro e contribuiu com a agricultura no cultivo e produção de café. É muito conhecido e querido em Linhares. Reside no Sitio Melotti, situado às margens da BR101, no KM 132.
Fotos: Juliana Laurissa
O casal Lucilene - Messias Caliman com os homenageados Jomar Vargas Bassani e Luiz Paulo Vellozo Lucas
Prestigiando a cerimônia: Roberta - Luiz Paulo, Sandra - Jomar Bassani, Lucilene - Messias Caliman, Alciene - Daniel Porto e Dalcenir Porto