Em solenidade virtual realizada na terça-feira (9), o governador Renato Casagrande convidou a cadeia produtiva do turismo a aderir aos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 e a colaborar na estruturação do Plano de Retomada da Economia do Turismo, elaborado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Casagrande destacou a necessidade de amparo à cadeia produtiva, por sua vulnerabilidade aos efeitos econômicos da pandemia. "Vivemos um momento de ansiedade e o turismo talvez seja o setor mais afetado”. A adoção dos protocolos de 15 atividades que compõem o segmento é o primeiro passo para a retomada.
O turismo vive da movimentação das pessoas, do conhecimento de locais novos, de eventos, e vive da presença nos hotéis, pousadas, bares e restaurantes. “Talvez seja o setor mais impactado pela não aglomeração”, alertou. O governador falou ainda das ações para diminuir o impacto sobre o setor. “Estamos com linhas de crédito que muitas empresas do turismo estão acessando", disse.
Os protocolos sanitários divulgados pelo Ministério do Turismo são validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reúnem requisitos básicos do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” que será utilizado em todo o Brasil. O objetivo é auxiliar o turista na busca de estabelecimentos que assegurem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção à Covid-19.
“É de fundamental importância que as empresas ligadas ao setor desde já se adequem a estas normas determinadas pelas autoridades sanitárias, treinem sua mão de obra e organizem as instalações de acordo como está determinado”, enfatizou o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.
Hotéis e hostels, agências de turismo, empresas de ônibus ou vans, empresas de organização de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques aquáticos, locadoras de veículos e guias de turismo fazem parte da lista de segmentos que já têm protocolos recomendatórios.
O governador convidou os representantes do turismo capixaba que compõem o Conselho Estadual de Turismo (Contures) para que participem da estruturação das ações planejadas pela Setur visando à retomada da economia do Espírito Santo.
O plano é composto por ações de curto, médio e longo prazos e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As informações sobre o Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” estão no site http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Secom-ES
O governador Renato Casagrande convidou a cadeia produtiva do turismo a aderir aos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19