Domingo, 28 de abril de 2024

Projeto de associativismo e cooperativismo desenvolve negócios na bacia do rio Doce

Publicado em 04/03/2022. https://jornalterral.com.br/t-JL8

Divulgação

A Associação dos Piscicultores do Guaxe foi uma das contempladas com o projeto da Fundação Renova

Como forma de fortalecer o cooperativismo e o associativismo nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a Fundação Renova criou o projeto de Desenvolvimento e Fortalecimento de Empreendimentos de Base Solidária (EBS) e de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ao todo, 20 empreendimentos foram apoiados, sendo 15 em Minas Gerais e cinco no Espírito Santo.

A iniciativa desenvolvida em parceria com as consultorias DVF e a PLAN ao longo de dois anos possibilitou a formalização e regularização das associações participantes e a capacitação dos membros em gestão e finanças, além de permitir a inserção delas no mercado e o aumento na geração de renda.

No Espírito Santo, o projeto, em parceria com a DVF, contemplou a Associação Sabores e Saberes, de Colatina, e quatro associações de Linhares, sendo uma do Guaxe (a dos piscicultores) e três de Povoação: de turismo - condutores sumaré; dos pescadores e assemelhados; e a de artesanato.

Inicialmente, as assistências foram realizadas de forma presencial. Contudo, com a pandemia, o trabalho com essas entidades aconteceu de maneira remota. Para o analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Kadio Aristide, as consultorias proporcionaram aos empreendimentos envolvidos conhecimentos em gestão, planejamento e visão de mercado.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.